Cano iguala Washington e está a dois gols de bater o recorde pelo Fluminense em uma única temporada no século

Compartilhe

Restando ainda sete rodadas para o fim do Brasileirão, Germán Cano está perto de atingir uma marca histórica em número de gols pelo Fluminense em uma mesma temporada no século. Com o gol marcado na vitória sobre o Avaí,  o camisa 14 chegou a 36 em 2022, assim como Washington em 2008. No “Canômetro”, agora falta apenas um para igualar Magno Alves, maior artilheiro do Flu no Século 21 em um único ano.

O argentino, no entanto, precisou de mais jogos que o Coração Valente para atingir a marca. O camisa 9 vice-campeão da Libertadores marcou 36 gols em 56 jogos, de acordo com dados do site Ogol — que conta apenas os gols em partidas oficiais. Ou seja, uma média de 0,64 por partida. Enquanto o artilheiro do Brasileirão 2022 chegou aos mesmos 36 em 64 partidas, média de 0,56.

Cano está a apenas um gol de igualar o recorde de Magno Alves como maior artilheiro do Fluminense no século 21
Cano comemorando o gol contra o Avaí. Se marcar mais uma vez, vai alcançar o ‘Magnata’, que balançou as redes 37 vezes em 68 jogos, ainda de acordo com o Ogol (Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense FC)

Cano já havia igualado a melhor marca de Fred em gols pelo Fluminense no século ao marcar na goleada por 4 a 0 sobre o Juventude. Desde então, voltou a balançar as redes contra o Atlético-GO e o Avaí. O atacante, aliás, tem batido recordes sucessivos em seu primeiro ano vestindo a camisa tricolor.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Um jogador do Flu não atingia a marca de 18 gols no Brasileirão desde que o ‘Ceifador’ Henrique Dourado terminou empatado com Jô na artilharia em 2017. Além disso, já se tornou o oitavo maior artilheiro estrangeiro da história do clube, superando nomes como sérvio Petkovic, o inglês Victor Buchan e o peruano Jesus Villalobos.

Raio-X dos gols de Germán Cano pelo Fluminense em 2022

Máquina de gols, Cano tem exibido todo o repertório desde que chegou ao Flu. O atacante balançou as redes em 28 jogos, com direito a hattrick perfeito — um gol de perna direita, um de perna esquerda e um de cabeça — diante do Oriente Petrolero pela Copa Sul Americana.

Como Cano marcou os seus gols em 2022
Artilheiro dos gols de primeira, Cano precisou dar só um toque na bola em 67% dos gols em 2022 (Arte: Lucas Meireles/ST)

O goleador, alías, também tem se mostrado decisivo. Cerca de 72,2% dos seus 36 tentos marcados ou abriram o caminho ou garantiram a vitória tricolor. Só no Brasileirão, por exemplo, Cano garantiu 13  dos 54 pontos que o Tricolor somou até aqui com seus gols.

Quem mais contribuiu para os gols de Cano

Assim que deixou o rival Vasco, o seu substituto Raniel prometeu pagar um bônus de R$ 1 mil reais para quem lhe desse uma assistência em campo. Se o argentino adotasse a estratégia no Flu estaria devendo um bom dinheiro, sobretudo para o amigo Jhon Arias. Praticamente metade dos passes para gol do principal garçom da temporada foram para o companheiro de quarto nas concentrações. Mas, o colombiano não seria o único. Muito procurado no ataque, Cano recebeu — por enquanto — assistências de 13 jogadores diferentes na temporada.

Jogador Assistências
Arias 7
Manoel 2
Luiz Henrique 2
Caio Paulista 2
Willian Bigode 2
Samuel Xavier 2
Ganso 2
David Duarte 1
Calegari 1
Nino 1
Wellington 1
Nonato 1
Cristiano 1
Martinelli 1
Cano comemorando com Jhon Arias contra o Avaí
Em contrapartida, “devolveu o favor” em outras sete oportunidades. A maior parte, aliás, para o próprio Arias com três passes para gol. Além disso, foram mais duas para Nonato, uma para Matheus Martins e uma para Willian Bigode (Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense FC)

Com a ajuda de Jhon Arias e cia. Cano está próximo também de atingir a melhor marca da carreira. Em 2019, o artilheiro marcou 41 gols em 47 jogos enquanto defendia o Indenpendiente Medellín. Só que para isso o atacante vai precisar subir ainda mais a já excelente média de gols de 0,56 gol por jogo para 0,63 contando as últimas rodadas do Brasileirão.

ST

Matéria atualizada em 27/10/2022 com o dado sobre o site Ogol contar apenas os gols marcados em partidas oficiais, descontando os amistosos.


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.