Autor do livro sobre Xerém, Dhaniel Cohen destaca: “A gente precisava explicar Xerém, mostrar Xerém para o mundo”

Compartilhe

Autor do livro  “Xerém – Guerreiros nascem aqui”,  Dhaniel Cohen foi a figura principal no evento de lançamento da obra ontem, no Hotel Nacional, em São Conrado. Cohen, que também é autor de outras tantas obras tricolores, revelou que esse projeto vinha sendo estudado já há algum tempo e que o desejo era “mostrar Xerém para o mundo”:

“É um sonho. Esse era um tema que eu queria muito fazer. E é muito bom quando você tem muita motivação para fazer um projeto e este foi o caso. Há alguns anos eu já vinha pensado em parar um pouco de escrever livros e focar em outros projetos, mas esse livro eu achava que era uma lacuna histórica do Fluminense que a gente tinha que preencher e explorar. Eu sentia que a gente precisava explicar Xerém, mostrar Xerém para o mundo. E ver este livro acontecer, receber o reconhecimento de vários profissionais, é realmente muito emocionante”

Cohen ainda falou sobre a essência desta obra. Além daquilo que um livro é capaz de fazer, que é contar histórias passadas, esse tem uma particularidade singular. De acordo com a visão do autor, o livro traz o passado, o presente e o futuro de Xerém:

“Acho que é um livro muito especial, porque ele não narra apenas o passado do Fluminense, como todos os livros feitos até hoje narram naturalmente. Este traz o presente do clube e o futuro. O desafio deste projeto foi esse, um livro que não se prende ao passado. Eu tive muito em Xerém ao longo de praticamente um ano, conheci todos os profissionais e hoje tenho ótima relação com todos eles. Acho que esse livro abre as portas para conhecerem o que é Xerém hoje. Mas também resgata o que foi Xerém desde o início dos anos 80. Estamos celebrando 40 anos de Xerém e, desde então, houve uma evolução muito grande daquilo que foi plantado lá atrás. Tudo foi crescendo e hoje é uma realidade, uma fábrica de talentos”.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Por fim, Dhaniel ainda ressaltou sua motivação, que moveu o projeto adiante, e a riqueza das histórias provenientes de Xerém:

“O livro aborda várias gerações de Xerém, entre jogadores e treinadores. Eu trabalho há 11 anos no Fluminense e já fiz alguns livros ao longo desses anos. E realmente é muito gratificante fazer este lançamento em um momento tão difícil, no meio de uma pandemia. Tivemos inúmeras restrições e foi um evento fechado, que infelizmente não pode receber púbico. O Hotel Nacional foi o principal patrocinador do livro e por isso fizemos o lançamento aqui”.

“Este é um projeto que vem sendo desenvolvido há uns 3 ou 4 anos. A gente sabia que Xerém tem uma história que renderia uma obra bacana, além de ser um projeto importante até para a imagem do Fluminense. A gente vai circular pelo mundo este livro, que não à toa foi bilíngue. É o primeiro livro da história voltado exclusivamente para as divisões de base. Quando o projeto começou a nascer, eu vi o apoio de todo mundo, e isso me motivou muito”.

ST

A entrevista de Dhaniel Cohen foi feita pela assessoria do clube.


Compartilhe