Assim como no primeiro turno, Fluminense sobrevive a início difícil no Campeonato Brasileiro

Compartilhe

A vitória sobre o Flamengo fez com que o Fluminense repetisse a campanha do primeiro turno do Campeonato Brasileiro 2020. Da mesma forma que no início da competição, o Tricolor conquistou três vitórias, dois empates e sofreu quatro derrotas nos nove primeiros jogos.

Desde que a CBF divulgou a tabela do Campeonato Brasileiro, o Fluminense já podia esperar um início complicado. No caminho do Tricolor das Laranjeiras estavam seis dos sete representantes do Brasil na Copa Libertadores da América 2020 nas nove primeiras rodadas.

Mesmo assim, o Flu conseguiu realizar uma campanha regular. O aproveitamento de 40,7% é semelhante ao do RB Bragantino, que ocupa a 13ª posição. Contra os times da Libertadores, por exemplo, o Tricolor sofreu duas derrotas para Grêmio e São Paulo. Mas, também conquistou duas vitórias contra Internacional e Athlético. Além de um empate e uma contra o Palmeiras.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Yago Felipe comemorando o segundo gol do Fluminense no Fla-Flu
Yago Felipe marcou o gol da vitória do Fluminense sobre o Flamengo. Na soma dos clássicos contra o arquirrival, o Fluminense conseguiu uma vitória e uma derrota (Foto: Mailson Santana/Fluminense Football Club)

No primeiro turno, o clube terminou a nona rodada em nono, com 11 pontos. Após estes jogos, o Fluminense engrenou. Nas das rodadas seguintes, o Flu conquistou seis vitórias, três empates e sofreu apenas uma derrota. Esta para o Sport na Ilha do Retiro quando alguns jogadores importantes como Nenê, Michel Araújo e Dodi, por exemplo, foram poupados para o jogo de volta da Copa do Brasil.

O aproveitamento de 70% nas 10 rodadas finais do primeiro turno foi superior aos 66,7% que o líder São Paulo possui hoje. O clube, aliás, passou o mês de Outubro invicto mesmo atravessando um surto de COVID19 no elenco.

Diferenças no Fluminense entre o primeiro e o segundo turno do Brasileiro

Embora o Fluminense não tenha feito alterações significativas no elenco ao longo da competição, o time perdeu engrenagens importantes. Principalmente o técnico Odair Hellmann. O treinador vinha sendo elogiado pela imprensa, mas deixou o Tricolor após receber uma proposta milionária do Al Wasl, do Qatar.

No lugar de Odair, Marcão reassumiu como treinador da equipe. Entretanto, curiosamente a única vitória desde a saída do treinador veio com o auxiliar Ailton Ferraz no banco de reservas.

Ailton à beira do campo no Fla-Flu
Ailton Ferraz mostrou ter estrela em Fla-Flu vencendo na estreia à beira do campo pelo profissional (Foto: Mailson Santana/Fluminense Football Club)

Entre os jogadores, houveram poucas, mas significativas mudanças. O Flu, por exemplo, estreou diante do Grêmio em Porto Alegre com uma escalação formada por Muriel, Igor Julião, Nino, Luccas Claro e Egídio; Yuri, Dodi e Yago Felipe e Nenê; Evanilson e Marcos Paulo.

Destes 11, o clube perdeu Evanilson, vendido ao Porto, de Portugal, e Dodi, que não renovou contrato e acertou com o Kashiwa Reysol, do Japão. Além disso, o Flu ainda pode perder Marcos Paulo após o estafe do atacante não dar retorno sobre a renovação.

Há também jogadores que perderam espaço. Igor Julião viu Calegari despontar e ganhar a titularidade na lateral-direira. Enquanto Danilo Barcelos chegou, à pedido de Odair, para ser titular na esquerda. Marcos Felipe também assumiu o gol após a lesão de Muriel e se manteve no time mesmo com a recuperação do camisa 27.

O próximo confronto do Fluminense é contra o Corinthians, na Neo Química Arena, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. No primeiro turno, o Tricolor venceu o Alvinegro por 2 a 1. O Flu atualmente é o sétimo colocado, com 43 pontos.

ST


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.

One thought on “Assim como no primeiro turno, Fluminense sobrevive a início difícil no Campeonato Brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.