Análise Tática: Roubadas de bola definem vitória do Fluminense sobre o Bragantino

Compartilhe

O Fluminense conquistou uma importante vantagem sobre o Bragantino pela terceira fase da Copa do Brasil. O artilheiro Fred abriu o placar e depois deu lugar ao uruguaio Abel Hernández, que marcou o segundo. Mas, em comum, os gols dos dois centroavantes saíram a partir de roubadas de bola no campo de ataque.

Desde que venceu o River na Argentina, o time de Roger Machado vem mostrando evolução. Embora tenha ficado no 0 a 0 contra o São Paulo, o Tricolor mostrou uma maior eficiência defensiva, principalmente por causa dos atuais titulares nas pontas. Caio Paulista e Gabriel Teixeira até podem não ser tão habilidosos quanto Kayky e Luiz Henrique, mas a dupla compensa com muita obediência tática e uma marcação mais agressiva.

Com uma assistência para o gol de Fred, Gabriel Teixeira terminou como um dos destaques da vitória do Fluminense sobre o Bragantino
Além da assistência, Biel terminou a partida com cinco desarmes e seis duelos vencidos. Enquanto Caio Paulista realizou três desarmes, três interceptações e também venceu seis duelos (Foto: Lucas Merçon/Fluminense Football Club)

Além disso, os dois tem uma movimentação interessante no ataque. Quando a bola chega a Gabriel aberto pela esquerda, Caio fecha pelo meio. Assim como Biel centraliza quando a bola chega a Caio na direita. Abrindo, portanto, espaço para os laterais Samuel Xavier ou Egídio.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Contudo, faltou calma ao Flu para construir jogadas na primeira etapa. Buscando propor o jogo, o Tricolor só ameaçou em uma finalização de Nenê dentro da área e dois chutes de fora da área do volante Yago Felipe. Ao todo, o Fluminense finalizou cinco vezes contra duas do Bragantino, que quase marcou em uma jogada a partir de uma cobrança de lateral.

Lance de perigo do Bragantino
Movimentação ensaiada do Massa Bruta fez com que Lucas Evangelista se antecipasse a Egídio. Jogada se repetiu no segundo, mas em nenhuma das duas saiu gol (Frame: Reprodução/ge)

Roubadas de bola no segundo tempo resultam em dois gols do Fluminense sobre o Bragantino

O Fluminense controlava as ações, mas ainda faltava colocar a bola na rede. Os gols sairiam de duas características que vem sendo implementadas por Roger: roubadas de bola no ataque e transições rápidas.

Yago Felipe desarmou no primeiro gol do Fluminense e deu assistência para o segundo contra o Bragantino
“Pulmão do time”, Yago Felipe participou de forma direta ou indireta dos dois gols da partida (Foto: Lucas Merçon/Fluminense Football Club)

No primeiro gol, Yago desarmou e logo ligou Fred. O capitão — que completou esta semana um ano desde o retorno ao Fluminense — abriu com Biel e recebeu de volta para marcar. Observe como o camisa 9 atrasa a passada para não chamar a atenção dos marcadores dentro da área, uma marca registrada de Fred.

Fred comemorando o primeiro gol do Fluminense sobre o Bragantino
Com o gol, Fred chegou a 35 na história Copa do Brasil, um atrás do baixinho Romário, maior artilheiro da competição (Foto: Lucas Merçon/Fluminense Football Club)

Já a jogada do segundo gol começou com uma antecipação de Martinelli na intermediária ofensiva logo após Abel Hernández pressionar a defesa adversária. Tendo mais jogadores à frente, o Flu pode trocar passes rápidos, o que culminou com uma linda assistência de Yago para o uruguaio.

Abel Hernández comemorando o segundo gol do Fluminense sobre o Bragantino
Com o tento, Abel chega a cinco em 10 jogos. Ou seja, média de 0,5 por partida. Pelo Inter, o uruguaio havia marcado seis em 31 partidas (Foto: Lucas Merçon/Fluminense Football Club)

Depois do gol, o Fluminense arrefeceu. Roger colocou Luiz Henrique e Kayky nas pontas para revigorar o time. Enquanto Paulo Henrique Ganso entrou para cadenciar o jogo.

Por fim, o Bragantino voltou a ameaçar em uma cobrança de escanteio. Mas Marcos Felipe fez uma importante defesa.

Próximo jogo

Com a vantagem de dois no confronto de ida, o Flu pode perder por até um gol de diferença no Estádio Nabi Abi Chedid e agora volta as atenções novamente para o Campeonato Brasileiro. O Tricolor entra em campo no próximo domingo (06), às 11h, diante do Cuiabá, que este ano está estreando na Série A.

ST

Lucas Meireles


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.