Análise Tática: Roubadas de bola definem vitória do Fluminense sobre o Bragantino
O Fluminense conquistou uma importante vantagem sobre o Bragantino pela terceira fase da Copa do Brasil. O artilheiro Fred abriu o placar e depois deu lugar ao uruguaio Abel Hernández, que marcou o segundo. Mas, em comum, os gols dos dois centroavantes saíram a partir de roubadas de bola no campo de ataque.
Desde que venceu o River na Argentina, o time de Roger Machado vem mostrando evolução. Embora tenha ficado no 0 a 0 contra o São Paulo, o Tricolor mostrou uma maior eficiência defensiva, principalmente por causa dos atuais titulares nas pontas. Caio Paulista e Gabriel Teixeira até podem não ser tão habilidosos quanto Kayky e Luiz Henrique, mas a dupla compensa com muita obediência tática e uma marcação mais agressiva.

Além disso, os dois tem uma movimentação interessante no ataque. Quando a bola chega a Gabriel aberto pela esquerda, Caio fecha pelo meio. Assim como Biel centraliza quando a bola chega a Caio na direita. Abrindo, portanto, espaço para os laterais Samuel Xavier ou Egídio.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Contudo, faltou calma ao Flu para construir jogadas na primeira etapa. Buscando propor o jogo, o Tricolor só ameaçou em uma finalização de Nenê dentro da área e dois chutes de fora da área do volante Yago Felipe. Ao todo, o Fluminense finalizou cinco vezes contra duas do Bragantino, que quase marcou em uma jogada a partir de uma cobrança de lateral.

Roubadas de bola no segundo tempo resultam em dois gols do Fluminense sobre o Bragantino
O Fluminense controlava as ações, mas ainda faltava colocar a bola na rede. Os gols sairiam de duas características que vem sendo implementadas por Roger: roubadas de bola no ataque e transições rápidas.

No primeiro gol, Yago desarmou e logo ligou Fred. O capitão — que completou esta semana um ano desde o retorno ao Fluminense — abriu com Biel e recebeu de volta para marcar. Observe como o camisa 9 atrasa a passada para não chamar a atenção dos marcadores dentro da área, uma marca registrada de Fred.
O FRED MARCA E MARCA NÃO TEM JEITO!!!!!!!!!!!!!
Em bela jogada entre Fred e Gabriel Teixeira, o capitão não perdoa!!! Fluminense na frente!! 🇭🇺
📽️: Premiere pic.twitter.com/MakS3dboBK
— Saudações Tricolores (@STpontocom) June 3, 2021

Já a jogada do segundo gol começou com uma antecipação de Martinelli na intermediária ofensiva logo após Abel Hernández pressionar a defesa adversária. Tendo mais jogadores à frente, o Flu pode trocar passes rápidos, o que culminou com uma linda assistência de Yago para o uruguaio.
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOL!!!!!!! ABELITO HERNANDEZ!!!!!!!!!!!
Tá em boa fase o Abel? Mal entrou e já guardou o dele! Bela jogada do Fluzão!!! 🇭🇺
📽️: Premiere pic.twitter.com/KpUKC9cFaw
— Saudações Tricolores (@STpontocom) June 3, 2021

Depois do gol, o Fluminense arrefeceu. Roger colocou Luiz Henrique e Kayky nas pontas para revigorar o time. Enquanto Paulo Henrique Ganso entrou para cadenciar o jogo.
Por fim, o Bragantino voltou a ameaçar em uma cobrança de escanteio. Mas Marcos Felipe fez uma importante defesa.
Próximo jogo
Com a vantagem de dois no confronto de ida, o Flu pode perder por até um gol de diferença no Estádio Nabi Abi Chedid e agora volta as atenções novamente para o Campeonato Brasileiro. O Tricolor entra em campo no próximo domingo (06), às 11h, diante do Cuiabá, que este ano está estreando na Série A.
ST
Lucas Meireles