Agora com Lucca, Flu confirma seu sexto jogador vindo do Criciúma nos últimos quatro anos – Veja o histórico
Nessa semana, o Fluminense oficializou a contratação do atacante Lucca, visando reforçar o seu setor ofensivo após a saída de Evanílson para o FC Porto.
Apesar de não estar no futebol brasileiro antes de assinar com o Flu, Lucca, na última década, passou por vários clubes no país. Entretanto, o que teve mais sucesso, foi o Criciúma, clube que hoje em dia está na Série C. O time catarinense, nos últimos anos, esteve bastante envolvido com o Fluminense, negociando alguns jogadores para o plantel tricolor.
O Saudações Tricolores levantou quem foram esses atletas, o seu histórico no clube catarinense até chegar no Flu e se já entraram em campo com Lucca, novo reforço tricolor. O primeiro jogador dessa lista é Marlon, hoje emprestado ao futebol turco.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Revelado nas categorias de base do Criciúma, o lateral esquerdo, hoje aos 23 anos, Marlon Xavier, foi revelado em 2015 pelo Tigre, onde ficou até o meio de 2017, atuando por 74 jogos com a camisa amarela.
No período em que esteve no clube catarinense, era apontado no Brasil como um dos principais nomes da posição para o futuro. Tanto até que em 2016, foi chamado pelo técnico Tite para um período de testes com a seleção principal, que disputava as eliminatórias para a Copa de 2018. Também foi campeão com a Seleção Sub-20 em um quadrangular amistoso válido como preparatório para o sul-americano.
Comprado por R$ 2 milhões junto ao Criciúma no fim de 2018, Marlon chegou ao Fluminense no meio de 2017 e logo atuou em 20 partidas no segundo semestre. Em 2018, após disputa por posição com Ayrton Lucas, foi reserva na maior parte da temporada. No ano passado, perdeu espaço de vez com o técnico Fernando Diniz. Sem ser relacionado, acabou preferindo aproveitar a oportunidade de atuar no futebol português. Em agosto, voltou de empréstimo do Boavista mas retornou para a Europa para atuar (também emprestado) ao Trabzonspor, da Turquia.
Marlon, apesar de muito jovem, atuou com Lucca em 2015 pelo Criciúma. Porém, seu contato maior foi com Dodi, amigo de muitos anos, e Nino. Ambos futuramente chegaram às Laranjeiras.
Na ordem, o segundo ex-Tigre que veio para o Flu, foi Dodi. Na sua apresentação oficial, inclusive, ele falou sobre sua amizade com o lateral-esquerdo Marlon, que na época, estava no Fluminense.
“Antes de vir para cá conversei com ele. O conheço desde criança, é de uma cidade perto da minha. Jogamos juntos no Criciúma também e agora estamos aqui. Desde o primeiro dia ele está me enturmando com o elenco, que é muito bom, me recebeu bem. Fora de campo o Marlon é meu amigo. Desde os sete, oito anos jogamos no salão. Ele é de Cascavel e eu de Foz de Iguaçu, cidades próximas”
Dodi
Natural de Foz do Iguaçu, Dodi também é revelado 100% na base do Criciúma, onde ficou até abril de 2018, quando foi contratado pelo Flu, na época comandado por Abel Braga, aos 22 anos. Pelo Tigre, Douglas Moreira atuou por 147 partidas e marcou nove gols.
Ele jogou com Lucca no time catarinense em 2014 e 2015, antes do atacante sair para o Corinthians.
Nos dias atuais, o volante é um dos principais nomes no meio de campo tricolor, que está com dificuldades de conseguir chegar a um acordo com o seu empresário para acertar uma renovação contratual.
Em seguida, temos o xerife tricolor Matheus Ferraz, hoje, por conta da lesão de Digão e Luccas Claro, com covid-19, é titular na zaga do Fluminense.
Matheus Ferraz
Após fazer boa campanha com o Mirassol no Paulista 2012, acertou com o Criciúma, ficando até o fim de 2014 no time catarinense. Ele ajudou o clube a conquistar o acesso à elite do futebol nacional. Para a temporada de 2015 por indicação do Técnico Eduardo Baptista foi anunciado como novo reforço do Sport para a disputa do Campeonato Brasileiro.
Pelo Tigre, vestiu a camisa por 99 jogos e anotou 6 gols. Ele, foi um jogador do elenco atual do Fluminense que viveu de perto, o auge de Lucca com a camisa do Criciúma.
Quarto nome na lista, temos o lateral direito Ezequiel. Um jogador que jogou apenas 13 jogos pelo Flu e marcou um gol. Contratado em janeiro de 2019, o atleta veio do Cruzeiro, após rescindir amigavelmente o contrato com o clube mineiro. Em abril do mesmo ano, o tricolor recebeu proposta do Bahia e o liberou.
Formado na base do Criciúma, em 2012, Ezequiel ficou no clube até 2016. Nesse período, acumulou empréstimos para o Braga-POR e Oeste. No fim, foram 89 jogos disputados e 4 gols marcados pelo Tigre.
Ele foi outro jogador que, apesar de não estar no Flu, também conviveu com o atacante Lucca durante o auge de sua carreira.
O quinto nome da lista é o zagueiro Nino. Ele foi mais um que veio proveniente do Criciúma, em fevereiro de 2019, ainda por empréstimo ao Flu. Após agradar a direção, em 2020, o Flu conseguiu comprar o jogador em definitivo do clube catarinense, gastando R$ 5 milhões de reais por 60% dos direitos do jogador.
Nino
Hoje titular na zaga de Odair Hellmann, Nino chegou ao Tigre em 2014, para a base e foi para o Sub-17. Em 2015, ele foi promovido ao Sub-20. Em 2016, já estava entre os profissionais do Criciúma. Pelo clube, o defensor atuou em 83 jogos e marcou 1 gol.
Ao contrário dos outros companheiros, Nino não chegou a atuar com Lucca entre os profissionais. Na época, o atacante e o zagueiro estavam em categorias diferentes.
Em coletiva recente, Nino afirmou que Lucca era uma referência para ele na época do Criciúma.
Nome mais recente da lista, Lucca, na última década, foi um dos jogadores mais importantes da história do time catarinense, sendo peça importante para o clube vindo da Série C para a Série A.
Lucca
Oficializado essa semana como novo reforço do Flu, o jogador, apesar de ter passado ainda na base pelo Palmas-TO, Araguaína-TO e Boa Esporte-MG, Lucca viveu seus melhores momentos no Criciúma, onde chegou em 2009 (também na base) ficando até 2012 (na primeira passagem), sendo um dos principais destaques da campanha de acesso da Série C para a Série A do Brasileirão. Teve um breve empréstimo à Chapecoense em 2011 e outro ao Cruzeiro em 2013. Retornou ao Tigre em 2014 saindo no ano seguinte para o Corinthians.
No total, com a camisa do Criciúma, foram 150 jogos e 42 gols marcados. Aos 30 anos, ele estava no Al-Khor, do Catar. Apesar de já oficializado, Lucca só poderá estrear após o dia 13 de outubro, quando abre a janela internacional de jogadores e assim, o Flu poderá inscrevê-lo.
Saídas do Flu para o Criciúma
Em maio de 2018, o Fluminense emprestou o volante Marlon Freitas ao clube catarinense até o fim da temporada. O tricolor bancou metade do salário mensal do atleta, que disputou 24 jogos e marcou um gol pelo Tigre em jogo contra o CRB.
Essa foi a única saída de jogadores tricolores para o clube catarinense na última década.
ST
João Eduardo Gurgel