Fala, professor! Abel Braga: “o Fluminense para mim é alma”

Compartilhe

O Fluminense até estreou com derrota no Carioca, mas após o revés para o Bangu, o Time de Guerreiros emendou nove vitórias consecutivas na competição. Neste sábado (05/03), os comandados de Abel Braga encaram o Resende no estádio Raulino de Oliveira e venceram por nada menos de 4×0 com gols de Jhon Arias, Martinelli, Nonato e Germán Cano. A vitória garantiu o 11° título de Taça Guanabara ao Tricolor das Laranjeiras. Após a partida, o técnico Abel Braga concedeu entrevista coletiva e comentou sobre os fatos da partida e a importância da conquista para a sequência da temporada.

Sob o comando de Abel Braga, o Fluminense conquistou a Taça Guanabara 2022
Abel Braga valorizou a importância do Fluminense para sua história pessoal e profissional (Foto: Lucas Merçon / FFC)

O que representa o título e avaliação do trabalho

“Representa muito. Não me coloco em patamar nenhum acima, inclusive, abaixo do que o grupo representa para a conquista. Mas sigo numa escada com onze degraus. O primeiro degrau quebrou, mas nós não largamos as mãos. Continuamos seguindo jogo a jogo, confiança total e absoluta no trabalho e hoje, você não sabe dizer, assim como eu e como o torcedor, qual é o time titular. Agora tu pega metade de um, metade de outro e mexe. Isso dá uma satisfação enorme e é uma felicidade sem fim ver o torcedor contente”.

Sensação de ver o Fred novamente erguendo uma taça e sobre a relação com Ganso

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

“O Fred levantando o troféu para ele não é novidade. Para mim é mais um junto com ele. Felipe Melo também sempre é capitão, mas o importante é saber que no final alguém vai levantar o troféu”.

“O Ganso não queria sair, ele queria ficar por conta do jogo estar resolvido. Mas ele sofreu muito no primeiro tempo. O Arias, que é um jogador de 20 anos, veio falar comigo se não iria ter parada técnica. Teve parada técnica de noite e hoje não teve, foi desumano. Ele queria continuar, mas eu falei: “caramba, já te botei, já mostrei pra todo mundo que não tem briga contigo”. É uma relação muito boa, muito forte, é um cara do bem que está nos ajudando muito, que continue”.

Importância do título para ele e atuação dos meio campistas, pensando no jogo contra o Olímpia

“Fizeram uma atuação muito boa contra o Vasco e hoje novamente. Leitura de jogo impecável, sabendo que em determinado estava 3×0, procuravam jogar atrás da bola, davam a bola para o Resende tentarem diminuir e assim, darem contra-ataques. É isso, agora, representatividade do título é muito importante porque você olha para a arquibancada e vê o torcedor feliz. Sabe o que isso representa para mim? É uma forma de dizer obrigado. Vou repetir alguns pedaços de coisas que já falei muitas vezes em outras entrevistas: O Fluminense me formou, o Fluminense formou o meu caráter, a minha dignidade e eu sou extremamente grato a esse clube por isso. Só que, também, no dia mais triste da minha vida, que foi a perda do meu filho, o Fluminense velou o corpo do meu filho no salão nobre. O Fluminense para mim é muito mais do que tudo que te falei, o Fluminense para mim é alma”.

Sobre administrar elenco e manter a união da equipe

“É fácil, é fácil a partir do momento que você mostra pra eles que todos têm valor. O torcedor faz uma escolha, eles que não jogam, quando jogam, que precisam mostrar que minha escolha é errada. Mas isso tem que ser feito com lealdade, sinceridade, e acima de tudo, com verdade”.

Na próxima quarta-feira (09/03), o Fluminense de Abel Braga vira a chave e encara o Olimpia pelo jogo de ida da terceira fase da Pré-Libertadores. A partida está marcada para acontecer às 21h30 no estádio Nilton Santos. Pelo Carioca, o próximo desafio será o Boavista pela última rodada da Taça Guanabara. Com o título já em mãos, o Tricolor já pensa na semifinal da competição.

ST,

Rafa Gutierrez e Vinicius Brandão


Compartilhe