De olho no apito: Arbitragem de Vasco x Fluminense terá concentração especial e “intensivão” antes da semifinal
A preparação para a decisão entre Fluminense e Vasco, pela semifinal do Campeonato Carioca, não será intensa apenas para os jogadores de Luis Zubeldía. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) determinou que a equipe de arbitragem responsável pelo clássico passará por um regime de concentração e treinamentos específicos antes de a bola rolar no Nilton Santos.
Os nomes que comandarão o jogo de ida, marcado para este domingo (22) às 18h, serão definidos nesta quinta-feira pelo Departamento de Arbitragem (DEAF-RJ). No entanto, o protocolo já está traçado, os árbitros (campo e VAR) ficarão concentrados do sábado pela manhã até o momento da partida.
Blindagem e alinhamento de critérios
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Ao todo, 11 profissionais estarão envolvidos na operação do clássico (incluindo árbitros, assistentes, VAR, instrutores e gestores). Eles ficarão hospedados no CT do Sindicato dos Atletas (Saferj), em Guaratiba, Zona Oeste do Rio.
O objetivo do “intensivão” é garantir que não haja disparidade na aplicação das regras, uma preocupação constante da torcida Tricolor em jogos decisivos. A programação inclui:
-
Análises de vídeos com conceitos da FIFA;
-
Alinhamento sobre protocolo do VAR e linha de intervenção;
-
Reunião técnica com estratégias de jogo e tomadas de decisão.
A equipe de arbitragem sairá da concentração em Guaratiba no início da tarde de domingo, indo direto para o Estádio Nilton Santos para o confronto das 18h.
A FERJ confirmou que essa estratégia de concentração será repetida para o jogo da volta, no próximo fim de semana, e também para as finais do estadual.
