CBF muda protocolo e uso de sinalizadores pode levar a suspensão da partida e perda de pontos
A CBF mudou o protocolo e o uso de sinalizadores pode levar a suspensão da partida e perda de pontos. A partir dessa edição, a equipe de arbitragem cumprirá um protocolo de três passos caso algum dispositivo seja acesso por parte de torcedores.
A partir de agora, caso alguma torcida acenda um sinalizador na arquibancada, o primeiro passo será um aviso sonoro e visual no telão do estádio, alertado para a proibição da prática e informando as penas que os clubes podem sofrer. Caso o artefato continue acesso ou ainda um outro seja acionado, a equipe de arbitragem irá paralisar o jogo momentaneamente para que seguranças detenham os envolvidos. Caso ocorra um terceiro episódio, o jogo será suspenso em definitivo.
Advogada especializada na área desportiva Fernanda Soares alerta que se o protocolo for levado ao terceiro passo e a partida for suspensa, o clube responsável pode perder pontos, como expresso no artigo 205:
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
– o CBJD prevê pena de multa para os clubes. Mas como o protocolo prevê a suspensão da partida, caso isso aconteça, os clubes podem perder os pontos disputados, explica Fernanda:
– Se o clube for reincidente específico (ou seja, se condenado mais de uma vez no mesmo artigo 205 no prazo de 365 dias), pode ser excluído do campeonato.
