De Olho Neles — Goleadas em casa e Vítor Pereira incerto, como o Corinthians vai enfrentar o Fluminense

Compartilhe

Nesta quinta-feira (15), o Corinthians recebe o Fluminense na NeoQuímica Arena pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil. Depois de arrancar um empate no Rio, o Alvinegro vai tentar tirar proveito do fator casa.

Assim como o Flu, o time do Parque São Jorge também estreou na terceira fase da Copa do Brasil. E em todos os jogos garantiu a classificação em Itaquera. Contra a Portuguesa, por exemplo, empatou em 1 a 1 fora e venceu por 2 a 0 em casa. Já contra o Santos, nas oitavas, a goleada por 4 a 0 abriu o caminho mesmo perdendo o jogo de volta por 1 a 0. Por fim, nas quartas, o Alvinegro revertou a derrota por 2 a 0 goleando o Atlético-GO por 4 a 1 diante da Fiel.

Corinthians na Copa do Brasil
Corinthians soma três vitórias, dois empates e duas derrotas na Copa do Brasil 2022 enquanto o Fluminense está invicto na competição (Foto: Rodrigo Coca / Ag. Corinthians)

Para a partida, o português Vítor Pereira deve contar com os retornos de Rafael Ramos e Raul Gustavo, que retornam de lesão. O treinador, no entanto, deve fazer apenas uma alteração em relação ao time que empatou no Maracanã há duas semanas. Gustavo Mosquito deve entrar na vaga do também jovem Adson. Enquanto Junior Moraes e Maycon, lesionados, e o uruguaio Bruno Méndez, que já disputou a competição pelo Inter, seguem fora.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Sendo assim, o Corinthians deve ir a campo com Cássio, Fágner, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Du Queiroz, Fausto Vera e Renato Augusto; Gustavo Mosquito, Yuri Alberto e Roger Guedes.

Vítor Pereira com futuro incerto

Embora tenha a chance de levar o Corinthians a primeira final desde o Campeonato Paulista de 2019, Vítor Pereira ainda segue com o destino indefinido em Itaquera. O próprio treinador tem evitado falar de forma concreta sobre a próxima temporada.

“O Vítor Pereira está de alma e coração no Corinthians, a dar o melhor de si, eu e o estafe, não só os portugueses, mas os brasileiros, gente boa. Estamos a dar o melhor de nós para termos os melhores resultados. Mantenho na mesma direção. Desde que cheguei ou antes de vir, fui claro com o presidente. Na altura certa conversaremos”, disse o técnico logo após o empate no clássico diante do São Paulo pelo Brasileirão.

Enquanto o Alvinegro não confirma o treinador para 2023, aumenta a especulação sobre possíveis substitutos. De acordo com o Lance!, a diretoria corintiana sonha com o retorno de Tite, uma vez que o treinador já afirmou não seguir no comando da Seleção Brasileira após a Copa do Mundo do Catar. Além disso, outro possível nome seria o do argentino Jorge Sampaoli, que dirigiu Santos e Atlético-MG no Brasil e está sem clube desde que deixou o Olympique de Marselha, da França.

O fato é que o português vai comandar o Corinthians nesta quinta e Fernando Diniz tem obtido bons resultados diante de técnicos estrangeiros em 2022. Com 73,8% de aproveitamento, o treinador soma nove vitórias, quatro empates e apenas uma derrota em 14 jogos.

Poucas chutes e desempenho acima do esperado no ataque: como joga o Corinthians

Na partida de ida, o Alvinegro mostrou uma de suas principais caracteristicas sob o comando de Vítor Pereira. Mesmo acertando poucas finalizações no alvo, o time paulista consegue marcar um número considerável de gols.

Contra o Flu, por exemplo, o Corinthians só acertou duas finalizações na meta defendida por Fábio, justamente os dois gols anotados por Renato Augusto e Roger Guedes, este último já nos acréscimos da segunda etapa.

No Brasileirão, o time do Parque São Jorge é o que menos finaliza, com média de 11,3 finalizações por jogo, e aparece em 15º em chutes certos, com 3,8 de média, mas mesmo assim tem o nono melhor ataque com 30 gols marcados. Até a 21ª rodada, a equipe de Vítor Pereira marcava um gol a cada 7,9 finalizações — a menor média entre os 20 clubes da Série A.

Além disso, mesmo jogando diante de sua torcida, o Alvinegro deve repetir a postura do primeiro jogo, quando ficou menos com a bola (36% de posse) e esperou o erro do Flu. Assim marcou os dois gols no empate em 2 a 2.

Por outro lado, o Tricolor pode explorar o lado direito onde atua Fágner. O lateral cometeu o pênalti em Jhon Arias no primeiro minuto de jogo e foi ultrapassado por Caio Paulista na jogada que resultou no segundo gol marcado pelo colombiano.

Renato Augusto, Roger Guedes e Yuri Alberto: jogadores para ficar de olho

Recuperado de lesão, Renato Augusto deu muito trabalho ao Fluminense no confronto de ida. Dinâmico, o ex-jogador da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Rússia 2018 atuou como um maestro. Autor do primeiro gol alvinegro, o meia lidera em passes decisivos pelo Corinthians no Brasileirão com 1,4 por jogo.

Além do camisa 8, o Flu precisa ficar atento aos atacantes Yuri Alberto e Róger Guedes. O primeiro não marcou no Maracanã, mas perturbou a defesa com suas arrancadas e deu assistência para Renato Augusto.

Desde que desencantou com a camisa do Corinthians, Yuri já balançou as redes cinco vezes nos últimos seis jogos (Foto: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians)

Enquanto Róger Guedes é o artilheiro corintiano no Brasileirão com seis gols. O atacante que costuma atuar pelo lado esquerdo também lidera em finalizações por jogo (2,3) e finalizações no alvo (1,0).

ST


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.