De Olho Neles — Com Egídio no ataque, Coritiba enfrenta o Fluminense
O Fluminense enfrenta, neste sábado, às 19h, no Maracanã, o Coritiba pela 23ª rodada do Brasileirão. O confronto pode marcar o reencontro entre Egídio — hoje no Coxa — e o Tricolor. O ex-lateral do Flu apareceu atuando no ataque durante o último treino na capital paranaense.
Derrotado em casa pelo Atlético-MG no último minuto, os paranaenses amargam a 18ª posição com 22 pontos. A derrota, aliás, custou o cargo do paraguaio Gustavo Morínigo após quase dois anos no comando. Para a partida no Maracanã, aliás, o Coritiba vai ter a estreia do recém-chegado Guto Ferreira à beira do gramado.
O novo comandante chega em meio a uma série desfalques. Guto, por exemplo, não vai contar com a dupla de zaga titular já que Henrique, lesionado, e Luciano Castán, suspenso, estão fora. Assim, o Coxa deve entrar Guilhermo e Márcio Silva apenas pela segunda vez nesta edição do Campeonato Brasileiro. Os dois atuaram juntos apenas na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo em Maio.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
O treinador ainda testou uma formação com três volantes com Bernardo na vaga do suspenso Willian Farias ao lado de Val e do uruguaio Jesús Trindade. Já no ataque, Fabrício Daniel se junta ao experiente Léo Gamalho — autor de um dos gols da vitória sobre o Flu no primeiro turno — e, para surpresa dos tricolores, Egídio. Enquanto o atacante Alef Manga, de volta de suspensão, e o meia Robinho, recuperado de lesão, começam no banco de reservas.
De acordo com a imprensa paranaense, o Coritiba deve ir a campo com Rafael Willian, Matheus Alexandre, Guilhermo De Los Santos, Marcio Silva e Guilherme Biro; Bernardo, Val e Trindade; Fabrício Daniel, Léo Gamalho e Egídio.
Como joga o Coritiba
Em primeiro lugar, o tricolor deve entender que o Coritiba — assim como o Fluminense — não é mais o mesmo da vitória por 3 a 2 no Couto Pereira. Na partida, o Flu — sob o comando de Marcão — abriu 2 a 0 na primeira etapa. Contudo, viu o clube paranaense virar após a expulsão de André no segundo.
O time de Morínigo marcava forte. O Coxa, por exemplo, tem a terceira maior média de desarmes no Brasileirão — com 17,7 por jogo fica atrás só de Flamengo e Inter (18,2 cada) — e a terceira maior média de interceptações — com 10,8 só tem menos que Athletico Paranaense (11,9) e Botafogo (11,5).
Com a bola, apostava principalmente na velocidade e habilidade do jovem Igor Paixão. Mas o atacante — que fez um grande segundo tempo na partida do primeiro turno — não joga mais pelo Coxa. Comprado por € 8 milhões de euros (cerca de R$ 41,6 milhões de reais) — a maior venda da história do clube — pelo Feyenoord, da Holanda.
Com Guto Ferreira, o Alviverde começa um novo ciclo. Embora seja conhecido por montar time que gostam de ficar com a bola, em seu primeiro treino, o novo comandante deu indícios de pretende reforçar a marcação no meio-campo.
A escolha por Fabrício Daniel e por Egídio também demonstra vontade de atuar sobretudo pelos lados. Fabrício tem a segunda maior média dribles certos do Coxa no Brasileirão, com 2,1. Enquanto o ex-lateral do Flu se notabilizou pelos passes-chave e pelos cruzamentos. Além disso, os dois aparecem em segundo no top3 das assistências, só atrás de Igor Paixão, com duas cada um.
Egídio, Léo Gamalho e Matheus Alexandre: Jogadores para ficar de olho
Até o momento, o Fluminense tem permanecido ileso da famosa “Lei do Ex”. Contudo, com Egídio no ataque, as chances aumentam. O lateral, aliás, está entre os destaques do Coxa desde a saída de Igor Paixão.
Além de aparecer em segundo nas assistências, o camisa 6, aos 36 anos, aparece em segundo na média de passes decisivos — aqueles que terminam em finalização ou assistência — no Coxa com 1,6 e tem a maior média de desarmes do time com 2,0 por jogo.

Outro que merece atenção é Léo Gamalho. O experiente centroavante, de 36 anos, é o artilheiro do Coritiba na temporada com 16 gols — sendo sete no Brasileirão. O ‘Samurai’ também aparece em terceiro no total de finalizações com 1,7 por jogo, lidera em chutes certos, com 0,9 e tem a segunda menor minutagem por gols, com um a cada 182 minutos.
Por fim, defensivamente se destaca o lateral Matheus Alexandre. O jogador, que provavelmente deve ter um embate mano-a-mano com Caio Paulista, tem um bom aproveitamento defensivo no um contra um. O jovem, por exemplo, tem a maior média de antecipações com 1,6 por jogo e a segunda maior de desarmes, com 1,9.
ST