O PASSADO ESTÁ DE VOLTA ? (MARIO NETO)
O PASSADO ESTA DE VOLTA? (MARIO NETO)
Temos uma máxima no nosso vocabulário que diz o seguinte: “Desgraça pouca é bobagem”. Pois é justamente o nosso caso. Com a vitória de ontem contra o Ceará, o América Mineiro empatou em números de pontos, 18 conosco, o que significa dizer que graças ao nosso saldo não entramos na zona do rebaixamento, fomos ajudados também pela derrota de certa maneira inesperada do Grêmio para o Corinthians em Porto Alegre e também pelo empate do Sport contra a Chapecoense. Será que voltamos ao passado? Convivemos diretamente com este tipo de sofrimento em 2017, 2018 e 2019 (só para citar os mais recentes, exceção feita à temporada do ano passado)? Sinceramente, tomara que não, embora no momento estejamos numa situação que eu não esperava mais, ainda que com reticências. Porém não posso brigar com os fatos. Procuramos e como esta situação não tem choro, não vencemos há cinco jogos, a maioria deles com atuações abaixo da crítica.
Por causa desta situação não temos outra saída. Caso queiramos ainda uma vaga na Libertadores (o que eu acho ainda um sonho) do ano que vem ou então nos distanciarmos do perigoso z-4, de conseguir a todo custo, que seja por meio a zero, nove pontos nos três próximos jogos, Bahia hoje, quinta o Juventude, ambos no Rio e depois contra a última colocada na Chapecoense em Santa Catarina, já com a cabeça na forca. Um empate que seja, Deus me livre, nos obrigará a consultar a tabela toda rodada. Em tese, mesmo vindo de cinco derrotas e de péssimas atuações isto é possível, embora alguns tricolores como meu amigo Gilberto Brasil não acreditem nisso, esteja jogando a toalha. Agora, para que revertamos este quadro horroroso, temos que mudar de fio a pavio o nosso modo de jogar.
Temos que propor o jogo de qualquer maneira, sair para fazer o resultado logo de cara, o que não vem acontecendo. Parar de jogar na nossa intermediária, trocando passes infrutíferos que não nos levam a absolutamente nada. O problema é saber se temos condições de fazer isso, propor o jogo, o que não temos feto até agora contra qualquer adversário. Não tenho dúvidas, por exemplo, de que logo mais pelo menos na primeira fase o Bahia não proporá coisa nenhuma, o empate é um ótimo resultado para eles, continuarão na nossa frente em número de vitórias e não estão em casa. É mais um fato da importância desta partida e do resultado.
Marcão ainda tem dúvidas na escalação, se opta pelo Gabriel Teixeira ou pelo Arias. Seja por um ou pelo outro, prefiro o segundo, mas devido a tudo que está acontecendo não é o maior dos nossos problemas. Queria ter certeza de que vamos conseguir a vitória e o primeiros dos três pontos dos nove que não podemos abrir mão de jeito nenhum, para começarmos uma nova fase no Campeonato Brasileiro. Um recado à torcida: esqueçam a Copa do Brasil (a chance de reverter o quadro atual é insignificante) e foquem nestes jogos do Brasileirão, senão poderão amargar uma tremenda desilusão. Não custa lembrar que nenhum destes times dos próximos jogos são melhores do que a gente, apesar de estarem na nossa frente.
_______________________________
