Profecia? Últimos times que passaram pelo Barcelona Guayaquil no mata-mata se sagraram campeões da Libertadores

Compartilhe

Uma curiosidade envolve o Barcelona Guayaquil — próximo adversário do Flu pelas quartas-de-final da Libertadores — e alguns dos campeões do Torneio. Nos últimos 24 anos, quem passou pelo clube equatoriano no mata-mata conquistou o título continental.  Assim aconteceu com o Vasco, com o Once Caldas e com o Grêmio.

Em 1998, los Toreros chegaram perto do título. O Barcelona Guayaquil chegou a final do Torneio, mas os equatorianos acabaram vendo os vascaínos serem campeões da Libertadores depois de perderem a primeira partida por 2 a 0 fora e a segunda por 2 a 1 em casa.

O adversário do Fluminense só retornaria a fase mata-mata do Torneio seis anos depois. Em 2004, o Once Caldas cruzou o caminho do clube na fase de oitavas-de-final. Depois do 0 a 0 em Guayaquil e do 1 a 1 em Caldas, os colombianos avançaram e conquistaram a Libertadores diante do Boca Juniors.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Por fim, o os gremistas foram os últimos a enfrentarem o Barcelona Guayaquil no mata-mata antes de serem campeões da Libertadores. O time de três cores do Rio Grande do Sul eliminou o adversário na semifinal com uma vitória por 3 a 0 no Equador e uma derrota por 1 a 0 em casa.

Grêmio é o último dos campeões da Libertadores depois de ter passado pelo Barcelona Guayaquil
Goleiro Marcelo Grohe teve atuação decisiva na vitória do Grêmio no Monumental Isidro Romero Carbo (Foto: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA)

Pode parecer um recorte de tempo grande, no entanto, em 24 anos, o time mais popular do Equador só se classificou para o mata-mata nestas três oportunidades. De acordo com dados do Ogol, o time equatoriano teve mais cinco participações em Libertadores. Em 2019, por exemplo, los Toreros foram eliminados ainda na segunda fase da pré-Libertadores. Enquanto que, em outras quatro edições (2003, 2013, 2015 e 2020), os equatorianos não passaram da fase de grupos.

ST


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.