Análise Tática: em jogo equilibrado, erro do Fluminense pesa na derrota para o Palmeiras
Diante do líder Palmeiras, o Fluminense acabou derrotado por 1 a 0 no Allianz Parque. O zagueiro Manoel, contra, marcou o gol que definiu o jogo. Tento que surgiu na única falha de cobertura da defesa tricolor.
Para a partida contra o Alviverde, Roger Machado contou com o retorno de Fred. Por outro lado, sem Nino — que disputa os Jogos Olímpicos de Tóquio — e Luccas Claro — lesionado —, o treinador precisou formar a zaga com David Braz e Manoel.
Embora a dupla tenha atuado junta só na vitória por 2 a 1 sobre o Sport pela 11ª rodada, os experientes zagueiros tiveram uma atuação segura. Principalmente no primeiro tempo. Mais adiantados — assim como o restante da equipe —, os dois ajudaram a manter a bola no campo de ataque.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram

Antes, a marcação alta do Fluminense já havia surpreendido o Palmeiras. Logo nos primeiros minutos, Gabriel Teixeira tabelou com Nenê, driblou o goleiro Weverton e chutou, só que Zé Rafael tirou em cima da linha. E não só uma, mas duas vezes.

Mesmo com poucas chances claras de gol, o Flu terminou a primeira etapa levemente melhor que o adversário. Destaque sobretudo para atuação de Yago Felipe.

Egídio falha, Manoel marca contra e Palmeiras vence Fluminense

Sem alterações, o Flu tentou voltar com a mesma pegada. Marcação alta para tentar recuperar a bola ainda no campo de ataque e cobertura nas laterais para se não der certo. Só que, em um certo momento, a cobertura não funcionou e isso custou caro.

O gol tinha tudo para deixar a partida a feição para o Palmeiras, tido como o melhor contra-ataque do Brasil. Contudo — mesmo acima da média no campeonato — o time acabou tendo um aproveitamento relativamente baixo nas bolas longas. Acertou 38 das 66 que tentou, ou seja, apenas 58% do total.
Assim, os palmeirenses apostaram principalmente nos chutes de fora da área. E, na melhor chance no contra-ataque, Dudu cruzou para William Bigode, contudo Marcos Felipe fez grande defesa.
No Tricolor, Roger tentava mudar o jogo com as substituições. Lesionado, Caio Paulista deu lugar a Luiz Henrique. Apagados, Fred e Nenê saíram para as entradas de Abel Hernández e Cazares. E, por fim, Ganso e Kayky nas vagas de Yago Felipe e Gabriel Teixeira.
Mas as alterações pouco surtiram efeito. Na melhor chance no segundo tempo, Cazares lançou para a infiltração de Samuel Xavier. No entanto, sem ângulo, o lateral chutou para a defesa de Weverton.
Próximo jogo
Com o resultado, o Flu segue estacionado com 17 e, por enquanto, permanece na 9ª colocação. Mas ainda pode perder até três posições nesta rodada. O Tricolor volta a campo na próxima terça-feira (27), às 19:15h contra o Criciúma pela Copa do Brasil.
ST
Lucas Meireles