Fluminense tem 10% de chances de se classificar para Libertadores, aponta matemático
Faltando 10 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o Fluminense ainda vive a expectativa de se classificar para a Libertadores. Atualmente na sétima posição, o Flu está a um ponto do Palmeiras. Entretanto, o Tricolor tem dois jogos a menos que o Alviverde. De acordo com o matemático Tristão Garcia, do Infobola, o clube tem 10% de chances de voltar ao torneio continental.
Nos cálculos do matemático, o Fluminense aparece como o time fora do G6 com mais chances de se classificar para a Copa Libertadores da América. Sendo seguido pelo Corinthians, próximo adversário do Flu na capital paulista. Segundo os números, o Alvinegro Paulista possui apenas 4% de chances. Enquanto que Santos e Athlético Paranaense possuem somente 1% cada.

“A gente não coloca um meta de G-4, G-6, G-7 ou G-8, que pode acontecer. Estamos pensando jogo a jogo. Temos uma missão muito difícil contra o Corinthians, então é pensar somente nesse jogo, não o que pode acontecer depois. Focar totalmente no Corinthians e, jogo a jogo, acredito que no final podemos estar comemorando nossa classificação”, disse o zagueiro.
Adversários até o fim do Campeonato Brasileiro
Depois de sobreviver a primeira parte do returno, o Tricolor tenta repetir também a boa campanha dos 10 jogos finais do primeiro turno para manter vivo o sonho de disputar a Libertadores novamente. O time então comandado por Odair Hellmann conquistou seis vitórias, três empates e sofreu apenas uma derrota. Um aproveitamento de 70% dos pontos disputados.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
No caminho estão apenas três confrontos diretos. O Corinthians, citado anteriormente, Atlético-MG em casa e o Santos fora. Além disso, o Fluminense também enfrenta sete times que ainda brigam contra o rebaixamento.
Vale destacar que o Tricolor encara também as quatro equipes com mais chances de cair para Série B de acordo com Tristão Garcia, Coritiba (97%), Botafogo (95%), Goiás (73%) e Bahia (53%). As partidas contra o Coxa e Tricolor Baiano são fora de casa enquanto o clássico Vovô e encontro com o Esmeraldino tem o mando do Flu. Por fim, o Time de Guerreiros também enfrenta Sport e Fortaleza, em casa, e o Ceará fora.
Chances do Fluminense podem aumentar caso briga pela Libertadores se torne G7 ou G8
Contudo, o caminho para a Libertadores da América pode se tornar mais fácil para o Flu. Há grandes chances do G6 do Brasileirão se tornar G7 ou até G8.

Isso porque Grêmio e Palmeiras, respectivamente quinto e sexto colocados, disputam a final da Copa do Brasil entre os dias 03 e 10 de Fevereiro, à princípio. Portanto, a conquista de um dois automaticamente abre uma vaga no Brasileiro para a disputa da competição continental.
Por outro lado, o próprio Palmeiras conseguiu uma importante vitória por 3 a 0 sobre o River Plate, na Argentina, e está bem próximo de se classificar a final. Caso o Alviverde confirme a classificação e conquiste o título, o G6 obrigatoriamente se tornaria G8 se a tabela se mantiver assim. A final da Libertadores vai ser disputada no dia 30 de Janeiro no Maracanã. Mas antes, Palmeiras e Santos voltam a campo pelos jogos de volta das semifinais.
O Fluminense retorna a campo contra o Corinthians na próxima quarta-feira (13), às 21:30h, na Neo Química Arena.
ST