Flunel do Tempo: Há 33 anos, Washington marcava um golaço e Fluminense vencia Vasco
No dia 23 de Julho de 1987, o Fluminense vencia o Vasco por 2 a 0 pela terceira fase do Campeonato Carioca. Mas quem roubou a cena no clássico foi o centroavante Washington. O camisa 9 marcou os dois gols da partida. Sendo que o segundo ficaria marcado como um dos mais bonitos da história do Maracanã.
O Fluminense vencia o Vasco por 1 a 0 até os 31 minutos do segundo. O centroavante Washington já havia aproveitado o cruzamento para, de cabeça, abrir o placar.
Foi então que a defesa do Flu lançou, Leomir desviou de cabeça e a bola chegou até Washington novamente. Naquele momento, o camisa 9 podia não imaginar, mas estava prestes a entrar para a história do Tempo de Futebol.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
O atacante driblou o zagueiro vascaíno Donato, escapou da falta. E driblou, não só uma, mas duas vezes, o goleiro Acácio antes de balançar as redes. Um gol de placa, expressão que surgiu justamente após um golaço de Pelé sobre o próprio Flu no Maraca.
Confira na reportagem abaixo:
Vasco 0 x 2 Fluminense – 23 de Julho de 1987
Enquanto Ricardo Gomes colocava Romário, Tita e Dinamite no bolso, Washington resolvia no ataque marcando dois gols, o segundo foi um dos mais bonitos da história do Maracanã e do Fluminense. pic.twitter.com/O9IA7g6GJp
— Enciclopédia Tricolor (@Flupedia) July 23, 2020
“Eu acredito que foi um gol muito bonito. Eu não sei analisar ao certo se esse foi o mais bonito. Mas eu espero dar continuidade ao meu trabalho fazendo gols que não sejam bonitos, mas que sejam gols. De mão, de qualquer maneira. E, é claro, se for um gol, como essa ai, me dá orgulho porque eu sou um ser humano e tenho ego”, disse o atacante após a partida.
Única vitória na terceira fase
Apesar da boa vitória sobre o Cruzmaltino, esta foi a única do Fluminense no quadrangular da terceira fase. O Tricolor fechou a competição com uma vitória, um empate e uma derrota.
Mas o curioso é que a pontuação do Flu foi -2. Isso porque o Time de Laranjeiras perdeu cinco pontos por ter ter escalado o lateral-esquerdo Eduardo através de uma liminar da Justiça comum antes de esgotar todas as instâncias da Justiça Desportiva.
Números de Washington com a camisa do Fluminense
Contratado junto ao Athletico em 1983, Washignton entrou para a história do Fluminense. O atacante fez parte uma parceria de sucesso com Assis, apelidada de “Casal 20” — em referência ao seriado estadunidense de mesmo nome.
Além disso, o atacante está no top 10 dos maiores artilheiros da história do clube. Washington é o nono maior artilheiro, com 124 gols marcados entre 1983 e 1989, ficando empatado com Magno Alves.
Destes, assim como os gols marcados no clássico contra o Vasco, 46 foram feitos no Maracanã. O que faz do ex-camisa 9, o oitavo a fazer mais gols no Templo do Futebol pelo Flu.
O ex-centroavante faleceu no dia 25 de Maio de 2014, aos 54 anos, em decorrência da esclerose múltipla.
ST
Lucas Meireles