Fala, presidente! “Precisamos da torcida no Maraca”
Como vem fazendo de 15 em 15 dias, o presidente Mário Bittencourt concedeu mais uma entrevista coletiva no CT Pedro Antônio. O mandatário tricolor falou sobre o ambiente do time, expectativas de reforços, a preocupação sobre o momento atual, entre outros assuntos.
Confira a entrevista completa:
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
YONI E ALLAN
M: O Celso conduz as negociações com o jogador. Apresentamos a proposta e aguardamo um desfecho positivo. Sobre o Allan, parabenizamos e ficamos contentes pela convocação. Valoriza o jogador e o clube. E é uma data FIFA, não há o que fazer.
Sobre patrocinadores, algo a mais está caminhando?
M: Entendo a ansiedade da torcida, também sou torcedor. Já chegamos com alguns novos como Forteviron, Azeite Royal e KashBet. Procuramos um patrocínio master ainda. O que saiu foi fake. Há propostas, mas abaixo do que esperamos. Negociações abertas, mas sem afobação para ter valores que condizem com o que merecemos.
E jogadores novos? A torcida quer um zagueiro…
M: Seguimos tentando, oportunidades surgem, mas prefiro manter em sigilo. Precisamos de compreensão, tem um período para inscrever os jogadores e só podemos ter mais 1 atleta oriundo da Série A. O DP de futebol trabalha dentro das limitações financeiras e de regulamento.
Momento do clube, pressão de torcedores sobre Diniz…
M: Celso falou já. Matematicamente não é bom. A Pressão num clube do tamanho do Flu é normal.
Reunião que você teve agora, qual era o assunto?
M: Situações internas a gente discute internamente. Ambiente é leve transparente, de amizade. Tudo dentro do tramite normal do dia-dia do futebol. A reunião.
Definição do Sandrão. Quais aspectos são levados em conta?
M: Dirigente é o não-remunerado. Avaliamos quem tá aqui e quem pode ajudar. Não tiramos as pessoas, iriamos ter 3 meses de experiência na nossa filosofia. Havia uma lacuna no DP futebol que é do gerente. O Angioni também se pronunciou sobre essa necessidade. O Dia-dia administrativo, a parte do vestiário de relacionar com jogador, isso o gerente fica responsável. Haverá no ano q vem o time sub 23 e precisaremos ainda mais. Sandrão tem história, foi campeão aqui. Temos teto do DP de futebol e do clube. A folha está empatada desde que chegamos com as saídas e entradas. Nossa receita está aumentando, patrocinadores novos chegaram e o número de sócios levantou. Eu não trabalho com teto salarial , mas sim com quanto se pode gastar.
Quão seguro esta o Diniz em um eventual tropeço?
M: Todo e qualquer profissional do Fluminense está sob avaliação. Preocupado eu também estou. Há 15 dias eu falei que ele era o treinador e ainda é. O treinador tem que ter liberdade e confiança vindo de cima.
Celso foi mais sincero, você é mais ponderado. Há um equilíbrio?
M: Eu também cobro, mas cada exerce sua liderança de 1 jeito. Nosso dia-dia é bom, ambiente é tranquilo. Todos estão ansiosos pra virar isso.
Relação com o Flamengo e a dívida do Maracanã
Ótima, falamos quase diariamente. Sobre a dívida, há uma sociedade chamada Fla-Flu, que administra o maraca. Toda receita entra nessa SPE e ela tem obrigatoriedade de completar 1 valor por contrato. O que sobrar disso é lucro. Nenhum dos nos tira dinheiro do fluxo de caixa para pagar o Maracanã. Nós tínhamos um debito de -400k com a SPE. Mas hoje, o Maraca não dá prejuízo. Um exemplo é combo sócio futebol, que não entra no borderô. Ele só conta o rentabilizado no dia do jogo. O bar é direto pros 2 clubes. Tem que se olhar a operação completa. Nossos pagamentos do Sócio Futebol são terceirizados e foram bloqueados por penhoras dos 100 e tantos processos fora do Ato. E o Flamengo deve ao Fluminense uma porcentagem da transferência de Gérson devido ao mecanismo de solidariedade de clube formador. Esse valor é maior que a dívida e isso será abatido no pagamento do mecanismo.
Você disse que está preocupado, mas que tem um clima leve? Preocupados ou leves?
Preocupação é com a numeração, com a parte de baixo. Temos que sair dessa situação. Conheço o ambiente do dia-dia futebolístico. Parece 2009, jogadores acreditavam que iam sair daquela situação. Hoje é bem mais tranquilo, e os jogadores trabalham e jogam com empenho. Preocupação existe, mas acreditamos que vamos sair.
Antes da lesão, havia muita espeluação pelo Pedro, chegou proposta oficial por ele ou algum outro jogador? Acha que a nova lesão o prejudica?
Não teve proposta oficial por nenhum jogador, apenas duas especulações pelo Pedro. E quanto a lesão, qualquer médico de qualquer clube saberá que em 15 dias ele estará de volta.
Mário, a torcida quer saber sobre 3 assuntos: Telão, homenagem ao Altair e as finanças do clube.
M: Telão: Vamos ter novamente. O primeiro evento foi muito bem-sucedido. Mas as pessoas têm que entender que há um limite de torcedor por segurança. Sócio tem desconto por merecimento. Vamos ter show antes do jogo e a haverá ½ entrada com alimento não-perecível.
Altair – matéria de semana passada deixou a gente triste. É importante falar de ídolos, nos preocupamos bastante com a nossa história. No dia da morte, às 11h da manhã um sócio benemérito do clube me ligou e contou sobre o boato. Confiramos 11:45. Então declarei luto de 3 dias e a bandeira foi hasteada a meio mastro. Também pedimos a CBF um minuto de silêncio em todas as partidas, até porque é um campeão mundial. Haverá + homenagens. E a família de Jair Marinho irá representar Altair, já q n conseguimos falar com os familiares dele. O campo aqui levará o nome dele. Faremos 1 livro com crownfunding para ele também.
Salários: Quando chegamos eram quase 90 dias de atraso. Não quero buscar dinheiro a qualquer custo, até para não prejudicar o futuro. Hoje só tem a folha de julho vencida, com algumas partes (direito de imagem) atrasados tb. Mas isso não é gloria, é obrigação. Conseguimos ir atrás de receitas com a venda do Spadacio e os patrocinadores. Se não houver jeito, iremos ao mercado, mas de uma forma que não prejudique o Fluminese.
Recado para a torcida
M: Lanço um desafio para os torcedores: Já temos mais de 10 mil ingressos vendidos para o jogo com CSA. Se batermos mais de 20mil nesse Domingo, haverá uma promoção para o jogo com Avaí: toda a arquibancada Leste custará R$10 reais, com meia a R$5. Precisamos de estádio cheio sempre, mas nesse momento é fundamental!