A vigésima-sexta rodada começa hoje a noite com muitos jogos que mexem na parte de baixo da tabela. Dentre eles o clássico, entre Vasco e Botafogo que, caso termine empatado, podemos ultrapassá-los com uma vitória amanhã. E vamos começar o Tapa na Rodada exatamente por esse jogo:
X
– SÃO JANUÁRIO – QUARTA – 21H30
Vasco (12°, com 31 pontos) e Botafogo (13°, com 30 pontos) se enfrentam hoje a noite, na casa dos portugueses. O técnico Vanderlei Luxemburgo não poderá contar com o atacante Talles Magno, que se apresentou à Seleção Sub-17 para o Mundial da categoria, e desfalca o time. Já o Botafogo terá a reestreia do técnico Alberto Valentim, após o desastroso áudio vazado, onde Montenegro escancarou opiniões sobre o elenco, treinadores e sobre jogadores específicos. Hoje, a prova de como o time se comportará. O próprio treinador chegou a ser citado, de forma negativa. Bom, problemas à parte, para nós o melhor dos mundos seria um empate. Com nossa vitória, ultrapassaríamos os dois – como dissemos na abertura.

X

–
ARENA DO GRÊMIO – QUARTA – 19H15
Grêmio (6°, com 41 pontos) e Bahia (8°, com 38 pontos) medem forças na Arena Grêmio. E Renato Gaúcho deve usar sua força máxima, num tipo de teste para o duelo contra o Flamengo, pela Libertadores. No final de semana, ele deve poupar seus titulares. O time entrou, pela primeira, no G6 e quer se manter por lá. Já o Bahia vem de três maus resultados, incluindo a derrota para nós, no último jogo. Nino Paraíba e Moisés, ambos machucados, seguem fora, mas Roger conta com a volta de Artur. Apesar de não ter tanta relação (ainda) um empatezinho não seria nada mal para nós, para caso nos aproximemos do G6….
Mais um jogo que mexe lá na parte baixa da tabela. O valente CSA (17°, com 25 pontos) dado como morto há algumas rodadas atrás, recebe o Atlético-MG (11°, com 31 pontos) que vem em queda na tabela, o que gerou a demissão de seu treinador. Enquanto o CSA vem evoluindo no returno (seis pontos em sete jogos), e luta para tentar ultrapassar o Ceará, e sair do Z-4 nesta rodada, o Atlético-MG vai na contra mão e deixou de olhar para cima e começa a se preocupar com a parte de baixo. Melhor para gente, mais um time no bololo ali por baixo. O jogo será a estreia de Vagner Mancini, a frente do time. Nesse jogo, o sentimento é divido. Enquanto uma vitória do CSA nos permite ultrapassar o Atlético-MG, em caso de vitória em nosso jogo, aproxima os alagoanos, caso não vençamos amanhã. O melhor dos mundos? Um empate. Alcançaríamos os mineiros na pontuação e abriríamos mais dois pontos de frente para os alagoanos. Só conseguiríamos ultrapassar o Atlético, em caso de empate, se ganharmos por 3 ou mais gols de diferença.
O Clube de Regatas (1°, com 58 pontos) enfrenta o Fortaleza (15° com 28 pontos). O time do nordeste vem oscilando no campeonato, teve o retorno de Ceni e segue na luta para se afastar da zona. Dos últimos 5 jogos, 3 derrotas e 2 vitórias, o que nos permitiu ultrapassá-los na tabela. Nesse jogo, o melhor dos mundos é uma DERROTA do Fortaleza. Mas um empatezinho não estaria mal não. Além de, com nossa vitória, abrirmos mais 2 pontos deles, seguraria um pouco os outros na tabela, permitindo a aproximação de Palmeiras e Santos.
Cruzeiro (18°, com 22 pontos) recebe o São Paulo (5°, com 43 pontos) no Mineirão. Enquanto os mineiros estão desesperados os paulistas chegam embalados pela vitória no clássico contra o Corinthians, e se aproximaram de vez do G4. E o time de azul não vence há 45 dias, ou nove jogos, sendo 4 sob o comando de Abel Braga, que vai para i seu quito jogo. Já o time listrado vem brigando na parte de cima da tabela. O invicto com Diniz, que já comandou o time por 4 jogos (2 empates e 2 vitórias) eles colaram de vez no G4 e querem tirar o rival paulista de lá. Melhor dos mundos? Vitória dos paulistas e o Cruzeiro cada vez mais afundado na zona maldita (nada contra eles, mas farinha pouca, meu pirão primeiro).

X

– ARENA PALMEIRAS – QUARTA – 21H00
O Palmeiras (2° com 50 pontos) recebe a Chape (lanterna, com 16 pontos) querendo se aproximar do primeiro lugar. E enquanto Mano Menezes voltou a vencer e recuperou a vice-liderança, a Chape, do zagueiro Gum segue na última posição, com apenas três vitórias no Brasileirão, e não vence ninguém há 10 jogos. O Palmeiras conta com retornos importantes: Felipe Melo e Willian, que cumpriram suspensão, e Gustavo Gómez e Weverton, que retornam da seleção. Luiz Adriano continua fora da equipe, se recuperando de lesão. Pelo lado catarinense, muitos problemas. Rafael Pereira, suspenso, dá ligar a Gum; na direita, Márcio Araújo será improvisado como lateral. A boa nova fica por conta do retorno de Everaldo, suspenso no último jogo. Para nós, os verdes paulistas ganhando o confronto segura os verdes catarinenses na lanterna e ainda podem diminuir a distância lá na frente da tabela.

X

– SERRA DOURADA – QUARTA – 21H30
Goiás (9° com 36 pontos) recebe o Corinthians (4°, com 43 pontos). E venhamos e convenhamos, tá bom dessa boa fase do time de verde. Já pode parar por aí. Eles só tiveram uma derrota no returno, e se afastaram muito do bololo ali de baixo. Tá legal já, pode parar por aí! Mas o problema é que os paulistas não vivem boa fase. Nas últimas três partidas, perdeu o clássico e empatou por duas vezes, colocando o trabalho de Carille em xeque por lá. E um resultado ruim pode representar a perda da vaga do G4 para os rivais são-paulinos. Para nós, apesar de não ter interferência direta, uma vitória monocromática hoje seria legal, pois seguraria o time de verde com 36 pontos, o que pode representar uma volta a nossa alça de mira na próxima rodada.
O Santos (3°, com 48 pontos) recebe o Ceará (16°, com 26 pontos) na Vila Belmiro, querendo embalar a sequência perfeita do primeiro turno, quando venceu sete partidas seguidas. Já o Ceará, luta para tentar se afastar do Z4. Sampaoli teve o retorno de três dos selecionáveis: Felipe Jonatan, Derlis González e Soteldo, que devem ir para o jogo. Já Adílson Batista não poderá contar com Felippe Cardoso nem Willian Popp. Apesar do alívio trazido pela vitória sobre o Avaí, os cearenses vem pressionados para o jogo. Para nós, evidente, uma vitória do time do litoral paulista é o ideal. Segura os cearenses por ali e, de quebra, ainda ajuda o Santos a ir na caçada na parte alta da tabela.
Avaí (19°, com 17 pontos) recebe o Inter (7°, com 39 pontos) na Ressacada, querendo se curar da ressaca da traição de Valentim, que deixou o comando do clube nessa última semana. De treinador novo, o auxiliar Evando foi efetivado, o time de azul vai para o jogo com 96% de chances de ser rebaixado. Já o Inter quer embalar e beliscar a vaga no G6, e o interino Ricardo Colbachini definiu a equipe em um treino com portões fechados no Beira-Rio. O que se sabe é que Bruno Fucks e Guerrero devem ir para o jogo. Para nós, um empatezinho não seria nada mal. Isso porque não alteraria a situação do Avaí, praticamente rebaixado, e seguraria o Inter por ali. Quem sabe a gente não chega para brigar por esse G6? Mas se tiver que haver um ganhador, que seja o time de vermelho.
O Flu só entra em campo amanhã, às 21h no Maraca. Claro que nossa vitória é o que nos interessa. Além de consolidar o trabalho de Marcão, e atrelados aos outros resultados, podemos fechar a rodada na 11ª colocação, olhando mais para cima do que para o inferno da parte baixa da tabela.
ST