Se não tiver final, Flu campeão Carioca em 2020 (editado)
O coronavírus paralisou as atividades esportivas no Brasil e no mundo. Não dá para saber quais serão as consequências. Existem muitas perguntas a serem respondidas, ainda sem respostas. O campeonato vai continuar? Vai paralisar por mais tempo? Vai ter tempo para o Brasileirão depois? Entre outras tantas….
Se o Carioca não voltar – e não tiver uma final – o regulamento diz que:
DA CLASSIFICAÇÃO GERAL
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Art. 43 – A classificação geral do campeonato será feita da seguinte forma:
a) O campeão estadual ocupará o 1º lugar;
b) O vice-campeão ocupará o 2º lugar;
c) Do 3º ao 12º lugares será observada a classificação geral obtida pelas associações em função do somatório dos pontos conquistados nos grupos A e B dos 2 (dois) turnos (Taça Guanabara e Taça Rio), aplicados os critérios de desempate do artigo 6º, quando couber;
d) Do 13º ao 16º lugar será considerada a colocação apurada ao final dos grupos X e Z.
Parágrafo único – Na hipótese da não realização de partidas finais do campeonato, para apuração do 2º ao 12º lugares será observada a classificação geral obtida pelas associações em função do somatório dos pontos conquistados nos grupos A e B dos 2 (dois) turnos (Taça Guanabara e Taça Rio), aplicados os critérios de desempate do artigo 6º, quando couber;
Art. 44 – Os pontos das partidas da fase preliminar, das semifinais e final da Taça Guanabara, das semifinais e final da Taça Rio e da final do campeonato, não serão computados para a apuração da classificação geral.
ERRATA – Regulamento do campeonato – Flu não será “automaticamente” campeão, caso não haja retorno
Hoje, mais cedo, publicamos em nosso portal que o Flu seria campeão Estadual 2020 caso o campeonato não voltasse a ser disputado. Existe sim a possibilidade disso ocorrer. Contudo, o regulamento da competição não deixa claro o que ocorrerá caso a competição, realmente, não volte a ser disputada. A decisão do que se fazer com o campeonato, muito provavelmente, será decidida em reunião entre dirigentes da Ferj e dos clubes.
Alias, não há hipótese prevista no regulamento caso exista a paralisação seguida de uma interrupção definitiva de uma edição da competição. E se não há qualquer previsão, existe sim mais complicações. No cenário atual temos um time vencedor de um turno – Flamengo – e outro time liderando a classificação geral – Fluminense. Caso Flamengo vencesse também o segundo turno, com o Flu se mantendo na ponta, haveria uma final entre os dois. Caso o Flu, ou qualquer outro clube, levantasse a Taça Guanabara (o segundo turno), seria ele a fazer a final com o time de regatas.
Portanto, nos desculpamos pela informação trazida mais cedo. Na realidade, o campeonato ainda não terminou. Seja nos gramados, caso ele volte a ser disputado; seja na sala de reuniões da Ferj.
ST
ST!