Rodada termina na quinta, mas Flu se manterá em sétimo – aproveitamento, mesmo irregular, pode garantir vaga na Liberta
A rodada do Brasileirão só terminará na próxima quinta-feira (21), quando o Corinthians – adversário direto pela briga na Libertadores 2021 – vai a Salvador enfrentar o Bahia – que briga para fugir do inferno. E hoje, o Flamengo recebe o Goiás – outro desesperado -, fazendo o penúltimo jogo da 30ª rodada. E com os resultados, e com a vitória apertada no sábado, o Flu se manteve em 7° e não poderá ser ultrapassado pelos seus rivais na rodada. O tricolor soma 46 pontos, enquanto Santos segue na cola com 45 – e um jogo a menos -, após bater o Botafogo na Vila, e Corinthians com 42, mas com dois jogos a menos.
E o aproveitamento tricolor, muito embora irregular e gerando desconfiança na torcida, é o suficiente para se garantir na principal competição continental. Isso porque o G6 tem grandes chances de virar G8, e 51% de aproveitamento nos jogos, já foi suficiente para garantir, historicamente, uma vaga à Libertadores. Outro dado interessante, trazido pelo UOL, é que: “na 30ª rodada, as equipes que tinham 46 pontos nas últimas três edições do Brasileirão — todas acabaram com G-8 — se classificaram para a maior competição de clubes do continente, que o Tricolor não disputa desde 2013. Após bater o Sport sábado no Nilton Santos (1 a 0), o Fluminense voltou a alcançar pontuação e aproveitamento de classificado à Libertadores, além de somar os mesmos pontos da boa campanha no 1º turno”
E na rodada, Palmeiras voltou à alça de mira tricolor ao empatar por 1 a 1 com o Grêmio. O time de verde de São Paulo está com 48 pontos – e um jogo a menos – e, dependendo do resultado da próxima rodada, pode ser ultrapassado pelo Flu. O Athlético-PR empatou com o líder São Paulo, na Arena da Baixada, e perdeu a chance de seguir colado no G8, já o líder agora olha o Inter, de Abel Braga, colado no cangote – o time de vermelho vem de 6 vitórias seguidas e retornou à briga pelo título, ao bater o Fortaleza por 4 a 2, no Beira-Rio. Já os cearenses de três cores, agora vivem a agonia da briga contra o rebaixamento (estão com 32 pontos e são o primeiro fora da zona).
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
O Vasco, que ensaiava uma reação sob a batuta do “Pofexô” Luxemburgo, tropeçou em casa e perdeu para o então lanterna verde, Coritiba, que passou o último lugar para o Botafogo, derrotado pelo Santos. Os mineiros do Atlético bateram o Atlético-GO e voltam à disputa – com 53 pontos e um jogo a menos do que Inter (56) e São Paulo (57). Já os goianos estacionam nos 36 e veem os candidatos à Libertadores se afastarem. Por fim, o Bragantino já está deixando para trás o perigo do rebaixamento, com a vitória fora de casa sobre o Ceará.
O próximo compromisso do Flu é na próxima quarta-feira, 20/01, em Curitiba, quando enfrenta o Coritiba. Ou seja, a 31ª rodada inicia antes de terminar a 30ª.
ST