“Tantas pessoas foram me ver que a polícia me fez jogar para manter a paz”: Relembre o dia que Pelé vestiu a camisa do Fluminense
Entre as camisas usadas por Pelé, que nos deixou na tarde desta quinta-feira (29), está a do Fluminense. O Rei do Futebol nunca chegou a defender o Tricolor de forma oficial, mas teve que entrar em campo pelo clube em um amistoso do clube na Nigéria para evitar uma confusão generalizada nas arquibancas.
Em 1978, o Fluminense estava na Nigéria como parte de um excursão pela África ao mesmo tempo que o já aposentado Pelé estava no país por conta de uma ação de marketing de uma marca de eletrodomésticos. O Atleta do Século então foi convidado para dar o pontapé inicial no amistoso entre o Tricolor e o Racca Rovers.
Contudo, jornais e rádios nigerianos noticiaram que Pelé entraria em campo. Com os ingressos esgotados, a Polícia de Lagos — maior cidade da Nigéria — procurou o então presidente do Flu, Sylvio Vasconcellos, que tentou até tentou desfazer o mau entendido, mas nada pode fazer. A solução foi convencer o Rei do Futebol a jogar. E, no dia 26 de Abril de 1978, o tricampeão mundial assim fez.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
“O destino uniu Pelé e Fluminense naquele momento. Ele não jogava já há seis meses, mas quatro dias antes vestiu a camisa da Nigéria neste amistoso com o Fluminense. Quando a notícia saiu, houve uma comoção popular para ver o Rei. Esse jogo com o Racca Rovers foi em um estádio menor e as autoridades locais falaram que não teriam condições de ter segurança se Pelé não jogasse”, contou o pesquisador Dhaniel Cohen em entrevista ao “Extra!”.
Anos depois, o próprio Rei já relembrou esta história em entrevista. “Certa vez, eu joguei pelo Fluminense. Na Nigéria, tantas pessoas foram me ver que a polícia me fez jogar para manter a paz”, brincou o Rei durante uma entrevista em 2018.
Pelé jogou 45 minutos pelo Fluminense
Para evitar a possível tragédia, Pelé entrou em campo a camisa tricolor para a alegria dos nigerianos. O Rei do Futebol participou de toda etapa incial, mas não chegou a balançar as redes. O lateral Marinho Chagas, ainda no primeiro tempo, e Arturzinho, já no segundo tempo, marcaram os gols da vitória por 2 a 1 do Flu.

Através das redes sociais, o Fluminense prestou uma homenagem ao Rei Pelé. De acordo com o Hospital Albert Stein, o ex-jogador morreu “em decorrência da falência múltipla dos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia”.
ST