Reforços, destaques, artilharia… Confira o retrospecto da campanha tricolor no Carioca Feminino de 2021
Por Leticia Cunha e Sharon Prais
O Fluminense jogará sua terceira final consecutiva no Campeonato Carioca. Desde que começou a disputar o Estadual, as Guerreiras do Fluzão marcaram presença em todas as decisões e em 2021 não seria diferente. Após uma boa campanha na Taça Guanabara, o Flu despachou o Botafogo na semi e agora enfrentará o Flamengo na grande final.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
A primeira fase do Carioca terminou com o Flu na terceira colocação: foram 11 jogos, sendo 9 vitórias e apenas 2 derrotas, marcando 37 gols e sofrendo apenas 3. O Flu iniciou sua jornada vencendo o Pérolas Negras em Xerém, o que aconteceria nas próximas 7 rodadas. No primeiro clássico da temporada, as Guerreiras dominaram a partida e venceram o Vasco por 3×0 nas Laranjeiras. A primeira derrota do time veio no seguinte, contra o Botafogo, que assim como o Flamengo, superou as tricolores em um jogo equilibrado.
Na semifinal, diante de um tabu, enfrentou novamente as alvinegras. Aquele seria o 4º confronto e o Flu não havia vencido ou marcado gols em nenhum dos anteriores. No Caio Martins, o time da casa estreou o marcador no início do segundo tempo. A alegria tricolor viria somente ao final dos 90 minutos, com o gol de Fernanda. Michelle cobrou uma falta venenosa e fez com que a experiente Rubi proporcionasse o rebote nos pés da lateral tricolor, que não perdoou. O empate levou a decisão para os pênaltis e Nicole se consagrou ao agarrar duas das três cobranças e carimbar a vaga na final.

O time do Fluminense que competiu o Carioca foi bastante diferente do que disputou o Brasileirão Feminino A2 2021. Após a perda de algumas peças importantes como Tarciane e Letícia, o Flu se reforçou para o o restante da temporada. A equipe pôde contar com novas contratações e com a integração de jogadoras da base. De fora, Nicole, Joelma, Elisa e Thayla foram os reforços que chegaram para a competição.
A atacante Elisa e a goleira Nicole estrearam como titulares já na primeira rodada. Ao longo da Taça Guanabara, Nicole e Sol jogaram de forma alternada, como aconteceu na maioria das posições. No entanto, Elisa se firmou como peça importante do ataque tricolor e jogou os 12 jogos disputados, sendo 10 como titular. Com faro de gol e bons passes, a camisa 9 tricolor marcou 3 vezes e serviu suas companheiras em outras 4 oportunidades, sendo a líder do time em assistências.

Outro destaque da temporada foi atacante Laysa. A jogadora, que chegou em setembro para integrar a equipe sub-18, mostrou personalidade e também ganhou espaço no profissional, marcando o seu primeiro gol com a camisa do Fluminense na partida contra a Portuguesa, na 7ª rodada do Estadual. Foram 3 gols, sendo 2 contra o Bangu na última rodada, e 1 assistência.
Além de Luany e Luiza Travassos, que já vinham integrando o time principal em outros campeonatos, Thaissan Passos aproveitou outros nomes da base tricolor no Estadual. A volante Sabrina Amorim, que havia feito a estreia na A2, entrou em 7 dos 12 jogos. A meia Helô, a lateral Andressinha e a atacante Carol Valle também entraram em campo.

A artilharia do time está na conta de Ronaldinha. Mesmo fora das duas últimas partidas, a camisa 11 segurou a posição. Foram 8 gols, em 9 jogos, tendo marcado em sete partidas seguidas. A atacante chegou no início de 2021 e já havia balançado as redes no Brasileirão A2, mas foi no Campeonato Carioca que a jogadora (des)encantou de vez.

O Fluminense enfrenta o Flamengo na final do Carioca na tarde desta sexta-feira. O jogo será na Gávea, às 15h, e terá transmissão ao vivo da Flu TV.