O “Rei do Engenhão”: Fluminense aposta em retrospecto de glórias para largar na frente na semifinal
O Fluminense dá o pontapé inicial em busca de uma vaga na final do Campeonato Carioca de 2026 neste domingo (22). O Time de Guerreiros encara o Vasco da Gama no jogo de ida das semifinais do Estadual. A bola rola às 18h (horário de Brasília) no Estádio Nilton Santos, um estádio que, historicamente, traz bons ares e memórias de títulos inesquecíveis para a equipe tricolor.
Sob o comando do técnico Luis Zubeldía, o objetivo é construir uma vantagem confortável para o jogo de volta e não depender de resultados apertados. Para isso, o Fluminense conta com um aliado de peso: o seu histórico de dono da casa no estádio alvinegro, onde já gritou “é campeão” em ocasiões que definiram gerações.
Números a favor do Fluzão
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
De acordo com o levantamento do portal Estatísticas Fluminense, o Tricolor das Laranjeiras possui um aproveitamento de 55,9% jogando no Nilton Santos (antigo Engenhão). O retrospecto geral mostra uma superioridade tricolor atuando no local, consolidada principalmente nos anos em que o estádio serviu como a casa principal do clube durante as obras do Maracanã.
Ao todo, em 130 jogos disputados no estádio, o Fluminense soma:
-
61 vitórias
-
35 empates
-
34 derrotas
O setor ofensivo também costuma trabalhar bem quando pisa no gramado de Engenho de Dentro. São 195 gols marcados pelo ataque tricolor, contra 136 gols sofridos ao longo da história no local.
Um estádio escrito em verde, branco e grená
O Nilton Santos não é apenas um local de bons números; é o local de quatro dos títulos emblemáticos do Fluminense neste século. O clube é, inclusive, um dos maiores vencedores da história da arena, superando até o proprietário em conquistas de grande porte no local.
Entre as principais conquistas no Engenhão, destacam-se:
-
Campeonato Brasileiro (2010): O fim do jejum de 26 anos ocorreu no gramado alvinegro, com a vitória de 1 a 0 sobre o Guarani, gol de Emerson Sheik.
-
Taça Guanabara (2012): Em uma final justamente contra o rival deste domingo, o Vasco, o Flu venceu por 3 a 1 com dois gols de Fred e um de Deco.
-
Campeonato Carioca (2012): A histórica goleada de 4 a 1 sobre o Botafogo na ida e o título confirmado na volta com gol de Rafael Moura ocorreram no Nilton Santos.
-
Taça Guanabara (2017): Um “Fla-Flu” eletrizante que terminou em 3 a 3 e foi decidido nos pênaltis, isolando o Flu como um dos maiores campeões do estádio.
Além disso, foi no Nilton Santos que o Fluminense ergueu oficialmente a taça de Tetracampeão Brasileiro em 2012, em uma cerimônia de entrega realizada após o jogo contra o Cruzeiro.
Memória recente animadora
O torcedor tricolor não precisa ir muito longe na memória para lembrar da força do time no estádio. A última partida do Fluminense no Nilton Santos aconteceu justamente nesta edição do Campeonato Carioca de 2026. Na ocasião, a equipe de Zubeldía visitou o Botafogo, dono da casa, e saiu de campo com uma vitória por 1 a 0, gol de Kevin Serna.
Com o moral elevado e o peso da história a seu favor, o Fluminense entra em campo neste domingo para provar que, no Nilton Santos, o Time de Guerreiros se sente em casa.
