Em coletiva no CTCC, André mostra foco e afirma: “Minha Europa e Seleção são no Fluminense”
Na tarde desta quinta feira (24), André concedeu entrevista coletiva no CTCC. Cada vez mais próximos do “velho normal”, a coletiva do volante marcou o retorno dos jornalistas ao CT, que antes acontecia de forma remota. O jogador vem se destacando pelo Fluminense desde que subiu para o profissional, principalmente pela maturidade que demonstra em campo, tornando-se peça chave no time de Abel Braga.
Primeiro, foi perguntado sobre o retorno presencial à sala de imprensa e sobre a expectativa para enfrentar o Botafogo no final de semana:
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
“Minha primeira coletiva presencialmente, então é tudo novo para mim. Virtualmente acho que era mais fácil (risos). Sobre o Botafogo: estamos com uma vantagem boa, já enfrentamos eles duas vezes nesse ano, com dois resultados positivos. Então creio que vamos entrar para conquistar mais um resultado positivo e a vaga para a final.” – disse, antes de admitir, em tom de brincadeira, que achava “mais fácil” entrar em campo do que falar com a imprensa.
O assunto mais abordado pelos jornalistas foi o impacto que os últimos acontecimentos tiveram sobre o psicológico do time, em referência à eliminação diante do Olímpia pela Libertadores e a venda de Luiz Henrique. A respeito disso, André comentou:
“Nosso time estava numa sequencia muito boa. A situação do Luiz não influenciou em nada, é algo dele. Infelizmente não conseguimos nosso objetivo, tínhamos uma vantagem muito boa. Tentamos uma estratégia para matar o jogo, tivemos a chance para matar o jogo, mas a bola não entrou. Não adianta ficar lamentando. Claro que queríamos nos classificar e jogar mais uma vez a Libertadores, mas não deu certo. Já passou e agora é focar o que temos pela frente, que é o Botafogo – e ir em busca do título Carioca.”
Abel Braga vinha escalando times diferentes para jogos de Libertadores e Carioca. Eventualmente, o time considerado “B” desempenha melhor que o “A”, gerando questionamentos por parte da torcida. Acerca do tema, André demonstrou confiança no elenco:
“Creio que não tem isso de time A e time B, somos um elenco com 25, 30 jogadores de muita qualidade. Sobre o esquema, vão ter jogos que vamos com uma linha de 5, outros com uma linha de 4… Ele (Abel) estava procurando revezar nos jogos para poupar quem estava jogando a Libertadores e quem estava entrando, estava jogando bem e dando conta do recado. Então não tem essa de que o “time B” estava jogando mais que o “time A” ou vice-versa. Somos um elenco. Infelizmente, no jogo mais importante do ano não deu certo, mas creio que todos estejam preparados para jogar e dar conta do recado.”

Questionado sobre o futuro e o interesse de times europeus, André mostrou-se focado no presente:
“Eu me dedico muito e trabalho no dia a dia. Claro que todo jogador jovem que sobe da base sonha com Seleção e Europa. Hoje minha Europa e seleção é o Fluminense. Procuro ser um dos primeiros a chegar no CT e ser o último a sair. Procuro evoluir. Europa é consequência do trabalho. Hoje eu só penso no Fluminense. Se chegar alguma coisa, deixo o pessoal de fora resolver essa parte”
O Botafogo, próximo adversário do Flu, vive uma fase diferente, pois vive a expectativa da concretização da SAF e da chegada de reforços para a temporada. O volante comentou sobre o momento do time e afirmou:
“Todo mundo que entra quer ganhar, tem esse objetivo. Nós, mais do que nunca – não só na final, mas em qualquer jogo – sempre vamos entrar pra ganhar. Ninguém vai entrar pra perder ou empatar. Nosso time está com mais vontade, temos muita intensidade e sempre vamos buscar a vitória e o objetivo maior. Acho que sim, estamos com mais vontade do que eles, mas não adianta só ter vontade. Tem que mostrar dentro de campo e fazer por onde. Creio que através disso estamos preparados para ir pra grande final.”

Recém completados 60 jogos pelo time profissional, um dos pontos que mais chama atenção quando André está em campo é sua maturidade e segurança. Sobre isso e a relação com os jogadores mais experientes, comentou:
“Eu converso muito com o pessoal que tem mais experiência. Felipe Melo, Fred, David Braz são jogadores que acolhem não só a mim, mas a todos os moleques e a gente vai aprendendo. Quando a gente erra eles cobram e quando acertamos eles elogiam. Então acho que isso acaba ajudando bastante a gente. Dentro de campo tento dar o meu melhor. Chegar aqui e estar focado a partir do primeiro dia da semana, fazer uma ótima semana de treinamento para chegar no jogo e fazer o que sei de melhor.
Após a eliminação contra o Olímpia, a torcida marcou presença no aeroporto durante o desembarque do time. Naquela madrugada, contudo, além das cobranças, aconteceram tentativas de agressão à jogadores e dirigentes. O volante também falou a respeito do caso:
“O time inteiro ficou muito triste porque era algo que estava nas nossas mãos e deixamos escapar. Claro que fica a dor, mas temos que mudar a chave rápido porque o futebol é assim: a gente é eliminado no meio da semana e no final da semana já tem jogo importante. O episódio do aeroporto foi muito triste. O torcedor tem o direito criticar, tem direito de vaiar, mas partir para a violência é algo que deixa a gente muito chateado, pois estamos ali trabalhando a semana inteira, dando máximo dentro de campo. Mas não tem o que fazer, é virar a chave rápido e tentar apagar isso com título para fazer um resto de temporada bom.”
No final de semana, além da semifinal do Carioca, acontecerá também o retorno do time e da torcida ao Maracanã após a reforma do gramado:
“Se eu não me engano, ano passado a gente teve a segunda melhor campanha dentro de casa no Campeonato Brasileiro. Maracanã é um ambiente onde a gente se sente bem. Particularmente, é onde eu mais gosto de jogar, me sinto a vontade. Acredito que vai ser muito importante. Espero que a torcida esteja nos apoiando, juntos nos 90 minutos, temos tudo para fazer um ótimo jogo, independente das circunstâncias, nosso time está muito focado para buscar a vaga na final.
O próximo jogo do Fluminense é contra o Botafogo no domingo, dia 27, às 16h, no Maracanã. Por ter sido campeão da Taça Guanabara, o Flu joga com a vantagem do empate, ampliado pela vitória por 1 a 0 no Nilton Santos, na última segunda feira.
Foto destaque: reprodução