Ministério de Nárnia se diz favorável ao retorno do futebol…. Não, pera…
O Brasil quebra recordes de mortes pelo coronavírus – ultrapassamos a China – e o Ministério da Saúde se diz favorável ao retorno do futebol? Parece outro filme de terror, mas não é. É no Brasil mesmo e só no Brasil mesmo. Será que os nossos governantes não coletam dados dos nossos hospitais? Será que realmente acham que o retorno do futebol, no meio da crise – na qual nos aproximamos do pico – é mesmo “uma atividade esportiva relevante no contexto brasileiro e que sua retomada pode contribuir para as medidas de redução do deslocamento social, através da teletransmissão dos jogos para domicílio” ? . Só se for em Nárnia. Aqui, meus queridos, não funciona nem fo….
Se hoje, nas periferias das grandes cidades, o comércio vai, ainda que aos poucos, voltando à sua normalidade, e contrariando à toda e qualquer orientação daqueles que realmente entendem do riscado, imaginem um jogo de futebol? Não estou falando de jogos nos estádios vazios não, com toda a “segurança” (entre aspas mesmo) para os jogadores e comissão técnica. Falo do Seu “ZÉ”, da periferia, do subúrbio, daquele mesmo que ou não tem instrução ou não acredita na doença. A aglomeração se dará na porta do botequim dele, com torcedores fanáticos. bebendo sua cervejinha e assistindo ao jogo do seu clube de coração. Ou o ministro acha que geral tem receptores de TV a cabo e são todos assinantes do Premiere? Será que ele acha que a Globo vai transmitir todos os 10 jogos da rodada, em TV aberta? Ainda que simultaneamente? Um jogo para essa cidade e outro para aquela? mas nem fo…. Isso, só considerando o Brasileirão…
No entanto, faz ressalva importante:
“Cabe ressaltar que no momento, a disponibilização de testes rápidos no sistema de saúde encontra-se saturada diante das necessidades da população brasileira… Diante da afirmação acima, na proposta apresentada, não fica evidenciado onde serão realizados os testes, periodicidade e critérios de retestagem, e como serão assistidos caso o diagnóstico dos atletas seja positivo.”
Sr. Ministro. A sua população está morrendo nas portas dos hospitais. Famílias estão sendo dilaceradas, com entes queridos indo embora sem ter a certeza do dia de amanhã e o Sr. vem nos falar em retorno ao futebol? Que não se sabe onde os testes serão realizados? Ora, faça o favor… Jogadores e clubes mais ricos tem como, pelo menos, se defenderem melhor dessa pandemia. Seus profissionais só saem de casa para realizar compras e coisas básicas, mas a sua população não! Tem muitos por aí DESESPERADOS porque não podem trabalhar, outros que se arriscam diariamente para exercerem funções fundamentais ao bom andamento de nossa sociedade… ao seu mínimo andamento. SÃO ELES QUE TEM QUE SER TESTADOS, RETESTADOS VÁRIA E VÁRIAS VEZES. Assistimos, incrédulos, que profissionais de saúde, que contraíram a doença, passado a quarentena, são convocados a voltarem aos seus postos de trabalho SEM EXAME e a preocupação é essa?
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
NOSSA SUGESTÃO:
Cuide primeiro do povão, Sr. Ministro. Daquele pobre miserável que nem tem o que comer direito em casa. Naquele catador de latinha, que precisa de um mínimo de ajuda para se manter VIVO nesta pandemia. Destine os esforços dos órgãos públicos aos de menor poder aquisitivo. Direcione, canalize as energias e todas as suas forças na contenção da pandemia, na mitigação de seus efeitos sobre a nossa já tão sofrida população. E lembre-se:
NÃO ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO. ESTAMOS TODOS NA MESMA TEMPESTADE, MAS CADA UM TEM UM BARCO DIFERENTE DO OUTRO!
ST