Mas afinal, Danilo pode ou não pode jogar a Copa do Brasil pelo Flu?
Afinal de contas Danilo Barcelos poderá ou não defender o Fluminense nos jogos pela Copa do Brasil? A resposta para essa pergunta é: não! A única possibilidade de Barcelos poder entrar em campo pela competição, é se houver alguma alteração do regulamento da mesma, mas que, pelo menos até o momento, não aconteceu. Com isso, o lateral que já defendeu o Botafogo no principal mata-mata nacional, fica de fora das próximas partidas.
O artigo que trata dessa situação é cristalino, e não deixa dúvidas (Regulamento Geral das Competições):
Art. 45 – A possibilidade de transferência de um atleta de um Clube para outro na mesma competição deverá constar necessariamente do respectivo REC (Regulamento Específico da Competição) e, em caso de omissão de tal norma, será vedado ao atleta atuar por duas (2) equipes em uma mesma competição.
Ou seja, como na Copa do Brasil, o REC não trata do assunto, flexibilizando as transferências, o que vale é o artigo do RGC (citado acima), que veda, não permite, que um mesmo atleta atue por duas equipes na mesma competição.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Os regulamentos das competições já alteraram, por conta do ano atípico que estamos vivendo. As federações estaduais permitiram flexibilizações nos contratos, estenderam e modificaram prazos para inscrições de atletas, para poder auxiliar os clubes no momento delicado que todos vivem. Até mesmo a Conmebol liberou os clubes participantes da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana a inscrever novos jogadores.
No entanto, e como a Copa do Brasil 2020 deve somente terminar em 2021, com a final marcada para o dia 10 de fevereiro, as regras de inscrições podem sim sofrer alterações, por conta dos contratos entre os atletas e os clubes, prática que se tornou até comum, em tempos de coronavírus. Mas, ao menos por ora, a CBF não alterou o regulamento da competição, e isso impede a inscrição de Danilo Barcelos.
ST