Nos últimos dias, clubes e  federações começaram a se movimentar para planejar a retomada do futebol brasileiro mesmo com Brasil atingindo, em média, a marca de mil mortes por dia, em decorrência da Covid-19. Neste sábado, o treinador Vanderlei Luxemburgo, atualmente no Palmeiras e que teve passagem pelo Flu em 2013, voltou a contestar o retorno das atividades no Brasil.

“No futebol, as pessoas estão forçando uma situação para o futebol servir de exemplo. Exemplo de quê? Estão morrendo mil e poucas pessoas por dia, vai servir de exemplo de quê? De nada. Tem que servir exemplo de coisa positiva. Não pode ter privilégios para A, B ou C, de voltar no Sul, mas não voltar em Norte, Nordeste, Sudeste… Ou é para todos ou não é para todos, porque todos teremos prejuízo”, declarou Luxa em entrevista à Rádio Bandeirantes.

Na sequência do programa, Luxa demonstrou preocupação em relação ao excesso de contaminados que a pandemia pode gerar e já contaminou até o atual momento. Além disso, palmeirense cobrou estudos mais rígidos que envolvam todos os setores da sociedade.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

“É obrigação ter um estudo melhor apurado para que não só o futebol, mas todos os setores voltem. As pessoas serão contaminadas, não tem como, o vírus está aí em tudo quanto é canto. O futebol vai voltar, mas o que tem que ser feito para minimizar a contaminação? Tem muita gente parada, poderiam tomar decisões importantes para a volta ao trabalho, em todos os conjuntos, não ser em uma realidade tão complicada”, disse o técnico.

O Palmeiras em conjunto com os outros três grandes do estado, Corinthians, Santos e São Paulo, vem liderando as conversas com a Federação Paulista de Futebol e os outros clubes acerca do retorno do futebol no estado.

Os jogadores ainda trabalham de maneira remota em suas residências. Porém, Luxa contou que o clube já montou protocolos para quando as atividades no CT forem liberadas pelas autoridades governamentais e estatais.

“A ordem do presidente é esperar que os órgãos sanitários que mandam determinem voltar. O Palmeiras já está totalmente organizado. Se voltar amanhã, já tem planejamento, com distanciamento e tudo preparado. Mas precisamos da ordem, e não vejo por que antecipar essa volta. Se o presidente decidir a volta e todos decidirmos que tem que voltar, vamos voltar, sem problema nenhum”, relatou Luxa.

Essa não foi a primeira vez que Vanderlei Luxemburgo pediu cautela em relação ao retorno do futebol no Brasil. No início do mês, o técnico já havia colocado o esporte em segundo lugar e pedido foco total no combate ao novo coronavírus. O atual treinador do Palmeiras foi elogiado pelos integrantes do programa pelos seus comentários.

ST,

João Eduardo Gurgel