John Kennedy e Matheus Martins brilham e Fluminense goleia o Botafogo pelo Brasileirão sub-20

Compartilhe

Pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro sub-20, o Fluminense goleou o Botafogo por 4 a 1 no CEFAT, em Niterói. Com grande atuação da dupla John Kennedy (1) e Matheus Martins (2), o Flu encerrou a invencibilidade do alvinegro como mandante na competição. Além da dupla, Luan Brito também deixou o dele.

Com a vitória, o Fluminense chegou aos 23 pontos e assumiu, provisoriamente, a oitava posição, deixando para trás Grêmio, Cruzeiro e Vasco, todos com 22. O time gaúcho, no entanto, visita o Palmeiras na próxima-terça feira. Vale lembrar que ao final das 19 rodadas que compõem a primeira fase, os oito melhores se classificam para as quartas de final.

Escalação

O principal destaque do time escalado pelo técnico Eduardo Oliveira fica por conta da presença de John Kennedy no ataque tricolor. Além de ter sido o autor do gol no empate em 1 a 1 com o Palmeiras na última rodada do Brasileirão sub-20, o atacante de 19 anos marcou dois golaços contra o Vasco pelo primeiro jogo da semifinal do Campeonato Carioca da categoria na última quinta-feira (9). Partida que terminou empatada em 2 a 2.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Imagem: divulgação Fluminense

O jogo

Querendo fazer valer o fator casa, o Botafogo até tentou impor um ritmo acelerado nos primeiros minutos, mas foi o Fluminense quem logo chegou ao primeiro gol. Matheus Martins recebeu no meio de campo, carregou e acionou Marcos Pedro pelo lado esquerdo. O camisa 6 tricolor encontrou John Kennedy na área, que dominou de costas para o gol e, de calcanhar, abriu o placar para o Fluminense.

E esta foi justamente a dinâmica de todo o primeiro tempo: o Botafogo com a posse e tentando construir suas ações ofensivas através da troca de passes organizada, mas com dificuldades em entrar na área tricolor; enquanto o Fluminense se defendia bem e tinha na transição em velocidade sua principal arma.

A melhor – e única – oportunidade real do alvinegro na primeira etapa aconteceu aos 19 minutos, quando Ênio driblou Thiago Gonçalves, goleiro tricolor, mas chutou para fora.

A partida seguiu com a sua dinâmica sendo cumprida à risca e o Fluminense continuou a apostar nos contra-ataques. Tanto que, aos 35 minutos, foi a vez de John Kennedy organizar a transição em velocidade e passar para Matheus Martins finalizar colocado de fora da área e aumentar o placar. Dois a zero Fluminense.

Três minutos depois do segundo gol, quase o terceiro. Em mais uma jogada pelo lado esquerdo, Matheus Martins encontrou John Kennedy dentro da área, que girou e finalizou no encontro entre a trave e o travessão. O goleiro alvinegro apenas olhou e torceu para que a bola não entrasse.

O segundo tempo começou de forma mais equilibrada e logo aos oito minutos a zaga do Botafogo tirou em cima da linha o que seria o gol de Alexandre Jesus, o terceiro do Flu. Dois minutos depois, no entanto, o alvinegro aproveitou uma saída de bola errada do Flu em sua intermediária defensiva e diminuiu o placar.

Já na metade do segundo tempo, ambas as equipes começaram a apresentar sinais de cansaço, o que fez com que os contra-ataques tricolores diminuíssem de frequência na partida. Mas aos 33 minutos, Alexandre Jesus conseguiu grande escapada pelo lado direito e encontrou John Kennedy, que foi derrubado na entrada da área. Na cobrança, Matheus Martins aproveitou a abertura da barreira e marcou o terceiro do Flu no jogo.

Após o terceiro gol sofrido, o Botafogo, que estava em busca do empate, pareceu se abater e não mais ter forças para uma reação. Aproveitando-se disso, Luan Brito, que havia entrado há um minuto no lugar de Alexandre Jesus, que recebeu passe de John Kennedy e colocou números finais na vitória tricolor. Em seu primeiro toque na bola, o atacante chegou ao seu sexto gol, sendo o artilheiro do Flu na competição.

Próximo jogo

O time sub-20 volta a campo na próxima quarta-feira (15), quando recebe o Vasco pelo segundo jogo da semifinal do Carioca sub-20. Já pelo Brasileirão, o próximo adversário é o Cruzeiro daqui a uma semana, fora de casa.

 

Foto: Mailson Santana/FFC


Compartilhe