Futebol feminino adulto do Fluminense encerra a temporada de 2022

Compartilhe

A eliminação na semifinal do Carioca Feminino Adulto marcou o fim da temporada do futebol feminino do Fluminense em 2022. Em um ano de trocas no comando técnico e reformulação de elenco, o Flu começou a preparar o terreno para o ano seguinte.

O ano de 2022 foi o primeiro em que dois treinadores diferentes passaram pelo cargo no futebol feminino. Primeiro Ricardo Silva, anunciado após a saída de Thaissan Passos, e depois Hoffmann Tulio, atual comandante. Ricardo trazia no currículo experiências na base e passagens por Centro Olímpico e Santos, seu último trabalho.

Confira o balanço do futebol feminino do Fluminense em 2022
Ricardo Silva durante o treino. Foto: Marina Garcia/FFC

O Fluminense manteve uma base do time e trouxe mais de dez reforços para o Brasileirão A2. Foram cerca de quatro meses de pré-temporada com a equipe, inclusive duas semanas de concentração em Vassouras, preparação inédita no feminino.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

As principais contratações foram a goleira Nágila, a lateral Dan Nunes, a meia Thaini e as atacantes Drika, Bebel e Nadine, que foram também as mais aproveitadas, assim como a zagueira Bia Cardoso e a meia Ju Oliveira. Já a zagueira Nainara jogou apenas duas vezes e Tamires não chegou a estrear.

Na A2, foram seis jogos na primeira fase, dos quais o Flu venceu apenas um, empatou dois e perdeu três. Uma das razões para esta dificuldade foi a reformulação do formato da competição pela CBF, que passou a dividir os grupos por proximidade geográfica, não mais por sorteio. Com isso, além dos rivais Botafogo e Vasco, o Bahia também compôs o grupo do Fluminense.

Confira o balanço do futebol feminino do Fluminense em 2022
Drika comemorando seu gol.

A única vitória foi contra as cruzmaltinas, com dois gols de Drika. Contra o Bahia, perdeu os dois jogos e, contra o Botafogo, teve um empate e uma derrota. Com 5 pontos, ficou na 3ª colocação e não passou para a fase seguinte. Confira os números:

  • 6 jogos;
  • 1 vitória;
  • 2 empates;
  • 3 derrotas;
  • 5 gols feitos;
  • 9 gols sofridos.

Após a eliminação, a equipe teve cerca de dois meses para se preparar para o Carioca, que começaria em outubro. Nesse meio tempo, a diretoria rompeu com Ricardo Silva e trouxe Hofmann Tulio, vitorioso treinador mineiro. Depois de treinar América MG, Cruzeiro e Atlético MG (e conquistar o acesso para a A1 duas vezes e o estadual três), chegou nas Laranjeiras cercado por expectativas.

Para o Estadual, novos reforços chegaram, como Letícia, que retornou ao clube depois de uma temporada no PSV. Além dela, Leide e Deise, dupla de meias que se destacou com a camisa tricolor. Mesmo assim, o Flu não conseguiu sair da fila e caiu diante do Botafogo na semifinal, deixando de disputar o título pela primeira vez desde 2019.

Confira o balanço do futebol feminino do Fluminense em 2022
Hofmann Tulio e Ju Oliveira na estreia do Carioca.

Contra os times de menor investimento, o Fluminense fez o dever de casa e venceu todos. Nos clássicos, de um modo geral, foi superior ao Vasco e fez frente ao Botafogo e ao Flamengo. Contra o alvinegro, inclusive, quebrou o tabu e conseguiu sua primeira vitória no clássico – até então, o empate havia sido o melhor resultado. Confira os números:

  • 9 jogos;
  • 6 vitórias;
  • 1 empates;
  • 2 derrotas;
  • 35 gols feitos;
  • 8 gols sofridos.

Em comparação a 2021…

Ao olhar para a temporada anterior, percebe-se um desempenho semelhante, mas um pouco inferior. Em 2021, avançou para a segunda fase da A2 e foi finalista do Carioca, o que não ocorreu neste ano. A alteração no formato do estadual também contribuiu para que o número de jogos diminuísse.

Tabela comparativa entre as temporadas de 2021 e 2022.

Fotos: Marina Garcia/FFC


Compartilhe

43 thoughts on “Futebol feminino adulto do Fluminense encerra a temporada de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *