Flunel do Tempo: Há 15 anos, o Fluminense vencia o Cruzeiro por 3 a 2 na luta contra o rebaixamento
O Fluminense enfrenta o Cruzeiro nesta quarta-feira (19/06), no Mineirão, às 21h30. Fora de casa, o Tricolor disputa a décima rodada do Campeonato Brasileiro e vai em busca da segunda vitória nesta temporada. O clube está vivendo o segundo pior início da competição – ficando atrás apenas de 2008 – com seis pontos somados dos 27 disputados, na 19ª colocação. O Tricolor necessita de uma virada de chave contra o Cruzeiro, assim como aconteceu há 15 anos atrás.
Em 2009, o Fluminense traçava sua luta contra o rebaixamento. Em último lugar e com até 99% de chance de jogar a série B em 2010, a partida contra o Cruzeiro foi determinante para mudar o cenário Tricolor. Restavam apenas seis jogos para o fim do Campeonato, o Fluminense precisava de mais cinco vitórias e um empate. Em um Mineirão com quase 50 mil pessoas, o primeiro tempo foi sufocante para a torcida tricolor, a Raposa abriu o placar aos 12 minutos e somou mais um gol aos 30 – com direito a pênalti perdido -, mas a partida estava prestes a mudar.

Para o segundo tempo, Cuca havia feito mudanças no time. Ele colocou Digão e Tartá e mudou o esquema do time do 4-4-2 para o 3-5-2, o que permitiu que o Flu fosse melhor em campo. Com uma postura na segunda etapa totalmente diferente da primeira, em 25 minutos saíram os três gols necessários para a virada do jogo e saída da última colocação no Brasileirão.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
O zagueiro Gum marcou o primeiro gol da virada Tricolor aos nove minutos do segundo tempo. O segundo e o terceiro foram marcados pelo centroavante Fred – aos 12 e aos 25 minutos -, que não comemorou os gols contra o Cruzeiro (seu time de coração na época). Neste jogo, começava a virada de chave do Fluminense para 2009 e a trajetória vitoriosa da equipe no Campeonato Brasileiro de 2010.