Flunel do Tempo — Em 2009, Time de Guerreiros empatava com Coritiba e se mantinha na Série A

Compartilhe

Nesta quarta-feira (20), o Time de Guerreiros enfrenta o Coritiba no palco que o consagrou em 2009. Na partida, Marquinho abriu o placar para o Flu e Pereira igualou o placar para o Coxa. Mas, o empate em 1 a 1 no Couto Pereira garantiu a permanência do Tricolor na Série A do Brasileirão.

Um final épico para uma jornada heroica. Em 2009, Fluminense e Coritiba entravam em campo para uma partida repleta de tensão. De um lado, o Coxa tentava evitar o rebaixamento no ano de seu centenário. Por outro, o Fluminense protagonizava uma arrancada histórica com sete vitórias consecutivas que o levaram da lanterna à 16ª colocação. Os dois clubes, assim como o Botafogo, eram os únicos que ainda lutavam contra a degola na última rodada.

Dono da casa, o Coxa começou assustando. Com menos de um minuto, Marcelinho Paraíba, Ariel dividiu com o goleiro Rafael e a bola sobrou nos pés de Renatinho, mas o meia chutou em cima da zaga. Marcos Aurélio de falta, também quase abriu o placar.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Por outro lado, o Fluminense aparecia nas bolas paradas. O argentino Dario Conca quase fez um gol olímpico. Enquanto Fred aproveitou o desvio de Dalton no escanteio cobrado por Conca para tocar. Mas o zagueiro Jeci salvou praticamente em cima da linha.

Capitão do Time de Guerreiros, Fred não teve vida fácil frente ao Coritiba
Fred marcou 11 gols em 12 jogos durante a Arrancada. No entanto, diante do Coritiba, o camisa 9 não teve vida fácil (Foto: Reprodução/Agência Photocamera)

Herói inesperado

Em campo, o Time de Guerreiros contava com jogadores como, por exemplo, o zagueiro-artilheiro Gum, o meia Conca, que viria ser eleito o Craque da Galera, e Fred, principal jogador do Flu na Arrancada. Entretanto, o protagonista da partida decisiva seria um personagem diferente.

Aos 22 anos, Marquinho chegou ao Fluminense sem muito alarde em 2009. O volante vinha tendo pouco destaque antes de se firmar na ala esquerda porque Dieguinho não pode ser inscrito na Copa Sul Americana. Mas, aos 27 minutos, o volante entraria para a história do Flu.

Na cobrança de falta, Fred ameaçou bater, mas acabou rolando para Marquinho. O volante, então, soltou a bomba para estufar as redes do Couto Pereira.

O volante Marquinho marcou, diante do Coritiba, o gol que consagrou a Arrancada do Time de Guerreiros
Marquinho comemorando junto com Mariano o gol no Couto Pereira (Foto: Reprodução/Agência Photocamera)

A vantagem, no entanto, não duraria muito. Antes do fim da primeira etapa, Marcelinho Paraíba bateu falta na área e o zagueiro Pereira subiu mais alto que todo mundo para empatar aos 35 minutos da etapa inicial.

Com o fim do primeiro tempo, o empate já servia para manter o Time de Guerreiros na primeira divisão. Mas ainda faltavam mais 45 minutos a serem disputados.

Segundo tempo tenso para o Time de Guerreiros contra o Coritiba

Durante o intervalo, o Fluminense demorou a voltar para o segundo tempo. Quanto mais o Flu demorava, mais aumentava a expectativa da torcida tricolor.

Quando a partida entre Botafogo e Palmeiras terminou com uma vitória por 2 a 0 do Alvinegro, o destino estava decretado. O clube que sofresse um gol, portanto, estaria praticamente rebaixado.

Mas a única emoção que persistiu mesmo foi a tensão. Com o empate diante do Coritiba, o Time de Guerreiros concretizava assim o milagre de permanecer na primeira divisão em 2009. O Couto Pereira ainda veria uma verdadeira batalha campal após a invasão da torcida Coxa Branca, mas nada que atrapalhasse a festa do time que cumpriu uma missão que parecia impossível.

Ficha Técnica

Data: 06/12/2009 (domingo)

Local: Couto Pereira, Curitiba (PR)

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)

Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago (Fifa-MG) e Paulo Ricardo Silva Conceição (RS)

Coritiba: Vanderlei; Rodrigo Heffner (Márcio Grabriel), Jéci, Pereira e Renatinho; Jaílton, Leandro Donizete, Pedro Ken (Carlinhos Paraíba) e Marcelinho Paraíba; Marcos Aurélio e Ariel (Rômulo).
Técnico: Ney Franco

Fluminense: Rafael; Gum, Dalton e Cássio; Mariano, Diogo, Maurício, Darío Conca e Marquinho (Dieguinho); Alan (Adeílson, depois Equi González) e Fred.
Técnico: Cuca

Cartões amarelos: Leandro Donizete, Jaílton e Marcelinho Paraíba (Coritiba). Dalton, Rafael, Marquinho, Equi González e Darío Conca (Fluminense).

Gols: Marquinho, aos 27 minutos; e Pereira, aos 35 minutos do primeiro tempo.


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.