Fluminense revive faixas diagonais em verde e grená no uniforme – Confira retrospecto do modelo

Compartilhe

O Fluminense lançou o uniforme alternativo para a temporada de 2024, na última sexta-feira. A camisa é branca e possui duas listras diagonais, uma grená e outra verde. O modelo homenageia a cidade do Rio de Janeiro e contém um desenho que representa o céu, a areia e o mar, para enfatizar a paixão do carioca pelas praias. E hoje, a reportagem do Saudações Tricolores irá contar a história deste emblemático equipamento, que já foi utilizado algumas vezes durante toda a história do clube.

O primeiro uniforme do tricolor com esse design foi criado em dezembro de 1906, mas só foi usado pela primeira vez no ano seguinte. As faixas em diagonal foram usadas primeiramente em 1907 e 1908 e novamente de 1966 a 1969. Além desses anos, o clube também usou este desenho nas temporadas de 2009 e início de 2010.

1907 – 1908

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Foto: Acervo Fluminense FC

Os primeiros anos com o modelo novo de uniforme forma de glórias para o Tricolor das Laranjeiras. Em 1907, a estreia foi com vitória sobre o Americano-SP pelo placar de 2 x 1, em amistoso. No ano, foram nove jogos, oito vitórias e uma derrota, além da conquista do Campeonato Carioca. Na época, o Fluminense terminou empatado com o Botafogo, e a Liga se dissolveu sem determinar o campeão. Em 1997, a FERJ decidiu que o título seria dividido pelos dois clubes, após um ato administrativo.

Em 1908, novamente uma temporada vitoriosa com as faixas diagonais estampadas na camisa. Em 15 partidas, foram 11 vencidas, duas empatadas e duas perdidas. Esse ano ficou marcado pelo primeiro título de forma invicta do clube e consequentemente o terceiro estadual seguido. Em 1909, a sequência se encerrou com o tetracampeonato, o único do clube. 

1966 – 1969

Estreia do uniforme branco pelo estadual de 1966 Foto: Jornal dos Sports

O Tricolor voltou a usar as faixas em setembro de 1966, no primeiro jogo depois de vencer a Taça Guanabara contra o Flamengo pelo placar de 3 x 1. A partida que marcou a volta, foi na primeira rodada do Campeonato Carioca de 66, contra o Olaria, que terminou 3 x 0 para o Fluminense. Amoroso e Mário Tilico duas vezes balançaram as redes naquela tarde. O uniforme foi usado somente em três oportunidades e todas terminaram com vitórias. O estadual foi vencido pelo Bangu.

No ano seguinte, o Flu não teve sucesso com o modelo e amargou um ano sem levantar troféus. No carioca ficou em 3º no turno final e no campeonato brasileiro ficou em 6º do grupo A. Botafogo e Palmeiras venceram os torneios, respectivamente. Foram oito jogos com a camisa branca, com duas vitórias, um empate e cinco derrotas. O primeiro desempenho negativo com essa armadura.

O penúltimo ano dessa sequência com a camisa branca trouxe péssimos resultados novamente. Durante o ano inteiro, o Flu usou a camisa alternativa somente em três oportunidades, contra Botafogo, Atlético MG e Cruzeiro. Empatou contra o Galo em 0 x 0 e perdeu os outros dois jogos. Este ano também terminou sem títulos.

Em 1969, o Tricolor lançou um novo uniforme branco para a temporada, que estreou contra o América-RJ na vitória por 2 x 1, no dia 31/05/1969. Porém, em dois confrontos, ainda foi usado as faixas diagonais, no Clássico Vovô vencido por 0 x 2 e no empate em 0 x 0 contra o América. 

2009 – 2010

Foto: Acervo Fluminense

O Fluminense voltou a usar este modelo de uniforme 40 anos depois, em homenagem ao tetracampeonato carioca conquistado pelo clube, quando usou as faixas diagonais pela primeira vez. O Flu estreou a camisa contra o Náutico, no Estádio dos Aflitos, válido pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. O placar do jogo foi 1 x 1 e Fred foi o autor do primeiro gol com esse uniforme alternativo. 

A camisa esteve presente em momentos de altas e baixas para a torcida. Tanto na segunda partida da final da Copa Sul-Americana perdida para a LDU, quanto na vitória histórica contra o Palmeiras na luta pela permanência, o uniforme branco foi usado. Nesse período, foram 23 jogos, com dez vitórias, seis empates e sete derrotas. A campanha do título brasileiro de 2010 foi iniciada com ela. 

A última partida em que o Fluminense usou o design de duas faixas na diagonal foi contra o Ceará, no Estádio Castelão, no dia 09/05/2010. A partida terminou em 1 x 0 para o time adversário.


Compartilhe

6 thoughts on “Fluminense revive faixas diagonais em verde e grená no uniforme – Confira retrospecto do modelo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *