Fluminense perde para a Portuguesa-RJ e segue sem pontuar no Carioca
O Fluminense foi derrotado por 3 a 0 para a Portuguesa-RJ, no Maracanã, pela segunda rodada do Campeonato Carioca. A partida marcou o retorno de Ganso ao time, que até fez um primeiro tempo regular, mas sofreu com a falta de entrosamento do Flu dentro da dinâmica da partida. Com o resultado, o Fluminense assume a lanterna do Carioca pelo saldo de gols (-4), enquanto a Portuguesa-RJ é líder com seis pontos.
Como o Flu foi a campo
Com as ausências de Frazan e Luan Freitas, ambos lesionados, Higor, do sub-23, e Rafael Ribeiro, recém contratado junto ao Náutico e que fez sua estreia hoje, formaram a dupla de zaga titular na partida. Além deles, o destaque maior foi para a presença de Ganso entre os iniciais. Recuperado da cirurgia de apendicite, o camisa 10 voltou a ser relacionado e entrou na vaga de Miguel, cortado poucas horas antes da partida com dores na coxa esquerda.
O #TimeDeGuerreiros está escalado para a partida contra a Portuguesa! Vamos, Fluzão! 🇭🇺
Assista ao jogo na nova plataforma de streaming da #FluTV >> https://t.co/Tfwow9FyB7 pic.twitter.com/dXMZjc4JS8
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) March 7, 2021
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
O jogo
Ao contrário do jogo contra o Resende, o Fluminense não conseguiu se organizar em campo nos primeiros 45 minutos e viu a Portuguesa-RJ dominar a maior parte da primeira etapa. Apesar de não gerar perigo constante ao gol de Pedro Rangel, os visitantes pressionaram a saída de bola do Fluminense durante todo o tempo, o que dificultou as construções tentadas pelo Flu e tornou a equipe tricolor previsível.
Aproveitando-se da superioridade na partida, a Portuguesa-RJ chegou ao seu primeiro gol aos 24 minutos do primeiro tempo. Em cruzamento rasteiro vindo pela esquerda, Romarinho finalizou de primeira e abriu o placar para o time visitante. E mesmo após o gol sofrido, o Fluminense praticamente não conseguiu esboçar poder de reação, com exceção das oportunidades criadas por John Kennedy e Ganso depois dos 40. O meia aplicou dois chapéus dentro da área, mas parou no goleiro.

A volta do intervalo foi uma continuação do primeiro tempo: o Fluminense desorganizado e com extrema dificuldade em criar qualquer tipo de construção ofensiva, enquanto a Portuguesa-RJ parecia saber perfeitamente o que fazer em campo. E por mais duas vezes esse entrosamento se mostrou certeiro. Aos sete minutos, Emerson Carioca recebeu cruzamento originado na direita e, entre Higor, Rafael Ribeiro e Pedro Rangel, cabeceou e aumentou o placar para o time visitante.
Seis minutos depois, Ganso recebeu passe na fogueira de Rafael Ribeiro e é desarmado no meio campo. Após o desenvolvimento da jogada, Chay recebeu passe na entrada na área e finalizou no canto de Pedro Rangel. Três a zero em pleno Maracanã e o Fluminense completamente apático. Exemplo disso foi quando, na parada técnica, os jogadores simplesmente tomavam água e não aparentavam discutir alguma solução, um claro desânimo pela derrota parcial, que viria a ser também o placar final.

Apesar da derrota e do futebol muito abaixo da expectativa apresentado pelo Fluminense, a partida de hoje ficou também marcada pelas estreias de Metinho e Matheus Martins no time principal tricolor.
Próximo compromisso
O Fluminense volta a campo pelo Campeonato Carioca daqui a uma semana, no clássico contra o Flamengo. Esta será a última rodada em que o regulamento da competição permite que os clubes escalem equipes alternativas, ou seja, a partir da seguinte, o Flu terá que passar a utilizar, ao menos, os reservas do time principal.