Fluminense marcou de cabeça metade dos gols nos últimos jogos

Compartilhe

Os jogadores do Fluminense tem usado a cabeça para fazer gols no Brasileirão. Cinc, das última dez vezes que o Tricolor balançou as redes, saíram após cabeçadas. Cano, que já havia marcado um contra o Atlético-GO, abriu o placar assim na vitória por 3 a 0 sobre o Avaí, no último domingo (16), na Ressacada. Enquanto o zagueiro David Braz aproveitou a estatura para marcar ampliar a vantagem tricolor. Antes, Samuel Xavier contra o Juventude e Nathan, contra o Flamengo, já havia marcado os seus.

Mas, mesmo com defensores altos como Manoel (1,85m), David Braz (1,87m), Nino (1,90m) e David Duarte (1,92m), além de um centroavante reconhecido pelo bom posicionamento dentro da área, o Fluminense não costuma marcar gols de cabeça com tanta frequência.

Jogadores com gols de cabeça pelo Fluminense em 2022
Germán Cano tem o dobro de gols de cabeça de Manoel, o segundo que mais marcou assim pelo Fluminense no ano (Arte: Lucas Meireles/ST)

Apenas 24 dos 109 gols do Flu em 2022 saíram de cabeçadas. Ou seja, 22,02%, menos de um quarto do total. Antes de Willian Bigode aproveitar o cruzamento de Michel Araújo para marcar de cabeça nos acréscimos da goleada sobre o Coritiba, aliás, o Tricolor chegou a ficar 11 jogos sem acertar uma cabeçada no gol adversersário.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Como saíram os gols do Fluminense em 2022?

Raio-X mostra que o Fluminense com a perna direita mais que o dobro dos gols de cabeça
Raio-X mostra que o Fluminense com a perna direita mais que o dobro dos gols de cabeça (Arte: Lucas Meireles/ST)

Se não costuma marcar tantos gols de cabeça, por outro lado, o Tricolor anota muitos com a perna direita. Em um elenco com poucos canhotos, quase metade dos tentos saíram desta maneira. Ao todo, 50 oportunidades tiveram o toque final com o pé direito. Grande parte das vezes do artilheiro Germán Cano, que lidera no quesito com 14 gols marcados, seguido por Arias (13), Willian Bigode e Matheus Martins (cinco cada um).

com o pé esquerdo, foram 30 gols. E embora seja destro, o camisa 14 também lidera entre os gols de canhota, com 10, à frente de Paulo Henrique Ganso (sete) e Luiz Henrique — que deixou o Flu em Junho — (quatro).

Cano comemorando o gol de barriga contra o Botafogo no Campeonato Carioca
Além disso, Cano ainda marcou mais dois gols de barriga. Um no segundo jogo da semifinal do Campeonato Carioca contra o Botafogo (foto) e outro na vitória por 5 a 3 sobre o Atlético-MG pelo Brasileirão (Foto: Mailson Santana/Fluminense FC)

Muitos gols de dentro da área e só um de falta

O Fluminense, aliás, costuma levar a bola até próximo do gol para poder finalizar. Ao todo, 90 dos 109 gols saíram de dentro da área adversária. E Cano também é o “Rei da Área” com 34 dos seus 36 gols sendo marcados na zona fatal. Na sequência, vem Arias (13), Manoel e Ganso (com sete cada um).

Em contrapartida, apenas oito gols saíram em chutes de fora da área. Sendo dois deles marcados por André e dois por Cano, os que tiveram mais felicidade ao arriscar de uma distância maior.

Por fim, as bolas paradas — recurso tão utilizado e muitas vezes decisivo no futebol moderno — representam menos de 23% dos gols. Foram 25, sendo seis de pênalti — cinco convertidos por Paulo Henrique Ganso e um por Jhon Arias — além de um gol de falta marcado por Nathan contra o Coritiba.

Nathan comemorando o único gol de falta do Fluminense em 2022
Nathan comemorando com o hit “Louco da Cabeça” o único gol de falta do Fluminense em 2022. Meia encerrou um jejum de 355 dias sem gol em uma cobrança direta do Tricolor. O último até então havia sido marcado por Lucca contra o Bahia pelo Brasileirão 2020, em jogo disputado em 2021 (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)

ST


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.

3 thoughts on “Fluminense marcou de cabeça metade dos gols nos últimos jogos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *