Flu tem histórico positivo contra times colombianos – veja os números
O Fluminense irá jogar contra o Santa Fe, da Colômbia, em jogo válido pela segunda rodada do Grupo D da Libertadores e já viajou para o país. O confronto será na noite desta quarta-feira (28), às 21h (horário de Brasília), na cidade de Armênia, que fica cerca de 280 km da capital e a 1480 metros acima do nível do mar, bem diferente do que iria atuar caso jogasse na maior cidade do país, que fica há 2640m.
Até o momento, Fluminense e Santa Fe nunca se enfrentaram em partidas oficiais apenas em confrontos amistosos. Dos três encontros, em dois o Tricolor saiu com a vitória. Por outro lado, a equipe colombiana levou a melhor em uma partida. Foram três gols marcados e um sofrido pelo clube carioca.
O primeiro confronto entre as equipes aconteceu em 7 de julho de 1957. Naquela ocasião, a imprensa colombiana criou uma grande expectativa para o jogo e chamava o Tricolor de “campeão dos campeões” por ganhar, naquele mesmo ano, o Torneio Rio-SP de forma invicta. Neste jogo, o Fluminense venceu com gol de Telê.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram


Três anos depois, as equipes voltaram a se enfrentar em um amistoso. Novamente na Colômbia, mas no dia 12 de fevereiro de 1960. O Tricolor das Laranjeiras saiu com a vitória pelo placar de 2 x 0. Os gols foram marcados por Waldo, aos 25 minutos e Paulinho, aos 44. Entretanto, a partida foi marcada por ter tido quatro cartões vermelhos. Clovis e Edemilson, do Fluminense, e Montero e Perazzo, do Santa Fe, foram expulsos após uma confusão que deixou as duas equipes com nove em campo.

O último encontro entre eles aconteceu em 9 de fevereiro de 1964, no Estádio El Campín, na Colômbia. Naquela ocasião, o Santa Fe venceu o Fluminense por 1 x 0.
Retrospecto contra times colombianos em jogos oficiais
Como já foi citado no texto, o Fluminense nunca jogou uma partida oficial contra o Santa Fe, mas tem um histórico positivo contra as equipes colombianas em competições internacionais. O primeiro time que o Tricolor enfrentou num torneio continental foi o Atlético Nacional, pelas oitavas de final da Libertadores de 2008.
O primeiro jogo aconteceu fora do Rio, em abril daquele ano e o Tricolor saiu com a vitória por 2 x 1. Thiago Neves, de pênalti, e Conca marcaram para o Flu. No encontro da volta, a equipe, que era comandada por Renato Gaúcho, venceu novamente os colombianos por 1 x 0, com gol de Roger Machado.
Atlético Nacional e Fluminense voltariam a se enfrentar mais para frente, desta vez em 2019, pela Sul-Americana. O confronto aconteceu na segunda fase da competição no dia 23 de maio. Novamente o Tricolor saiu com a vitória, mas aplicando uma goleada por 4 x 1. O jovem atacante João Pedro, que na época tinha 17 anos, marcou três vezes e Luciano balançou as redes uma vez.
🔥👏 Tiene apenas 17 años y fue la gran figura de @FluminenseFC: João Pedro 🇧🇷⚽ marcó tres goles y dio una asistencia en el triunfo por 4-1 ante @nacionaloficial #Sudamericana 🙌 pic.twitter.com/KjiHtnODYo
— CONMEBOL Sudamericana (@Sudamericana) May 24, 2019
No jogo da volta, o Atlético Nacional conseguiu a vitória na Colômbia, com gol de Barcos. Entretanto, o Fluminense passou para a próxima fase por ter feito um bom resultado no Rio. Com isso, o Tricolor soma três vitórias e uma derrota em jogos oficiais contra as equipes colombianas.
Foto Destaque: Acervo