Flu pode ter alívio financeiro por mecanismo da FIFA
O Fluminense é um grande centro de formação de jogadores. Nos últimos anos, o clube relevou alguns bons jogadores para o mundo – e vem sobrevivendo, basicamente, da venda deles. Por conta do mecanismo de solidariedade da FIFA, o Fluminense pode ter um auxílio em suas finanças – e Xerém está envolvido nisso.
O bônus de clube formador (de 0,5 a 5%) é acionado quando ocorrem transferências internacionais. A quantia é dividida pelas agremiações pelas quais o atleta atuou entre os 12 e 23 anos de idade. Com a volta do futebol europeu a reabertura do mercado, ex-jogadores tricolores estão envolvidos em possíveis transferências. Se os rumores se confirmarem, o Flu terá direito aos benefícios, que vai ajudar bastante no lado financeiro.
Um dos envolvidos é Marcelo. Um dos maiores ídolos da história do Real Madrid, ele está sendo ligado a uma possível mudança para a Juventus, da Itália. O lateral iria retomar a parceria de sucesso com Cristiano Ronaldo, que pediu a contratação de Marcelo. Outro possível destino do jogador é o Newcastle, da Inglaterra. O valor de uma possível negociação gira na casa dos 40 milhões de euros.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Wendel é outro jogador que vem sendo especulado para uma mudança de clube. O Napoli, da Itália, surge como um possível interessado. O valor da negociação giraria em torno de 25 e 30 milhões de euros. Por contrato, o Flu tem direito a 10% do lucro que o Sporting tiver. E o mecanismo de solidariedade aumentaria um pouco o montante recebido – em caso de venda.
Outro moleque de Xerém especulado na Europa é Gérson. Destaque do rival, ele tem seu nome ligado ao Borussia Dortumund, da Alemanha. O valor da transferência seria na casa de 35 milhões de euros.
Além da garotada oriunda da base, Richarlison é outro nome que sempre é especulado em grandes centros do futebol mundial. O Flu também teria direito a uma porcentagem, em caso de transferência internacional.
O Flu vem enfrentando dificuldades financeiras e sofre risco de penhoras. E a venda de jogadores de Xerém, ainda que indiretamente, continua sendo fonte de receitas para o clube.
Fonte: Lancenet
ST