Eu sou Fluminense

Compartilhe

Eu sou Fluminense. Sempre fui Fluminense. Nunca me importou o momento do clube para eu ser mais ou menos Fluminense. Eu sempre fui Fluminense e nunca deixei de ser Fluminense. Como se fosse possível você deixar de ser quem você é: – Olha, hoje eu acho que eu “tô” menos Washington, pois não consegui algo que eu queria; Não, essa semana eu não quero saber de mim, pois eu venho de uma situação ruim no trabalho, então que se dane o Washington; Ih, não, deixei o Washington para o ano que vem só. Esse ano já deu.” Me perdoem. Eu não consigo deixar de ser eu mesmo e simplesmente não consigo deixar de ser quem eu sou: EU SOU FLUMINENSE.

Eu fui Fluminense em 95, naquela barrigada. Estava lá, no auge dos meus 17 anos. Sofrendo por ser Fluminense e depois extasiado pelo mesmo motivo. Eu fui Fluminense naqueles anos sombrios que sucederam 95. Eu fui Fluminense no dia em que ficou estampado no placar do Maraca Fluminense 0 x Dom Pedro 1. Fui Fluminense quando, numa chuva torrencial, o Maraca testemunhou a nossa volta ao protagonismo nacional. Da mesma forma, estive presente na cabeçada do Coração Valente;  quando vi no placar do Maraca Fluminense 3 x 1 Boca Jrs. Nos títulos de 2005, 2007, 2010 e 2012… Sempre fui.

A minha grande questão, e preocupação, é: porque parte da nossa torcida hoje é mais Fluminense quando ganha e menos quando perde? O que aconteceu com essa geração? Essa garotada, em sua maioria, devia ter cerca de 9, 10 anos em 2009. Estavam em casa – talvez alguns até sendo levados aos estádios pelos seus pais – sequer sabiam, direito, o que acontecia com o clube naquele momento. Fico me perguntando se o Flu dependesse dessa galera, da mesma forma que pôde contar com aquela de 10 anos atrás. Será que, nos dias de hoje, conseguiríamos protagonizar a maior recuperação do campeonato de todos os tempos?

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Vejo muito nas redes sociais pessoas reclamando, com comentários do tipo: “Eu não vou ao estádio para ver beltrano e fulano” ou ainda ” esse time da FluSócio é horroroso”, e permanecem nas redes sociais tecendo teses, teorias e dando importância a coisas secundárias. Meus amigos, deixa eu esclarecer uma coisa a todos, que ainda não saibam: ninguém vai ao estádio para assistir um jogador, salvo sua própria família; ninguém torce para o time da Flusócio. Nós somos Fluminense e aqueles jogadores ali estão vestindo a NOSSA camisa. Ponto, não precisa outro motivo.

Em 2009, a torcida do Flu deu um show. Já repeti isso aqui algumas vezes e sempre que preciso me socorro desse belíssimo exemplo de amor ao tricolor. Estávamos na lanterna, a 8 pontos do primeiro time fora da zona de rebaixamento. Encaramos o Palmeiras, líder do campeonato. E nós fizemos isso ai:

Ninguém ali se importava quem era o presidente. Se algum grupo político estava fazendo algo assim ou assado. Nós estávamos ali simplesmente por que SOMOS FLUMINENSE. Sempre seremos.

Então, se puder (lógico) saia das redes sociais e venha pro Maraca. É ali, no templo do Futebol, que se aprende a falar sobre Fluminense. Não é só atrás de uma tela. Vá ao estádio, resgate em você mesmo sua identidade e repasse depois aos tricolores que, por motivos diversos, não podem comparecer, a emoção de estar ali.

ST

Washington de Assis

 

 

 


Compartilhe