“Essa não é uma luta do Fluminense, do Botafogo. É uma luta de todas as torcidas” – MB fala ao “Bem Amigos!”
O presidente Mário Bittencourt teve uma breve participação no programa “Bem Amigos!” do canal fechado SporTv. Em vídeo, o mandatário tricolor reiterou a posição do Fluminense em não retomar as atividades, e chaga a falar de exemplo que o futebol deve dar à sociedade e que a prioridade está em salvar vidas. Mário ainda sugeriu que o campeonato se encerre sem que seja declarado um campeão, como em muitos locais no mundo, muito embora acredite na decisão dentro de campo:
– A posição do Fluminense é no sentido de que assim que houver condições humanas, condições de saúde, condições de tranquilidade para os jogadores, funcionários e população, a gente conclua o campeonato no campo sim. E se não houver essa possibilidade, que o campeonato seja encerrado sem campeão no ano de 2020. Vários outros países encerraram seus campeonatos sem declarar um campeão, e o Flu também estaria de acordo. Mas repito: eu acredito que nós vamos superar isso, dentro em breve, desde que as pessoas fiquem em casa, desde que as pessoas cumpram a quarentena. E logo ali na frente, seja no meio de julho ou no início de agosto, com essa curva (de contaminação e óbitos) descendo, com o comitê científico da prefeitura, do governo do estado e do governo federal, nos dando garantias de retorno, ou seja se responsabilizando pelo retorno, que a gente possa, aí sim, darmos um exemplo à população de que o futebol cumpriu a quarentena, e que respeitou a ciência e as medidas científicas. Nós não somos uma atividade essencial, em que pese sermos uma atividade em que todos nós brasileiros amamos e muitos profissionais dependem do futebol em atividade, incluindo a imprensa esportiva. Mas o posicionamento, neste momento, é o posicionamento de preservar vidas, ao invés de se preocupar única e simplesmente com a questão econômica. Vários outros setores da sociendade continuam fechados, somente com os serviçoes essenciais funcionando.
Mário finalizou ressaltando que essa é uma luta de todas as torcidas e que o futebol deve ter seu papel de cumprir o isolamento e contribuir com a sociedade para que a mesma também o faça:
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
– Essa não é uma luta do Fluminense, do Botafogo. É uma luta de todas as torcidas. Esse momento o nosso coração bate por tricolores, rubro-negros, cruz-maltinos, botafoguenses, banguenses, corintianos, palmeirenses e são-paulinos, enfim, é uma luta de todo o povo brasileiro, de todo povo do Rio de Janeiro. A nossa intenção é unica e simplesmente mostrar à sociedade que o futebol está cumprindo e contribuindo com o isolamento social. Não há nenhuma crítica pessoal à ninguém e nem a nenhum posicionamento. Cada um sabe como deve se posicionar, cada clube, cada instituição. Mas o posicionamento do Fluminense é de salvar vidas, de contribuir com a sociedade nesse momento justamente porque nosso entendimento de ser exemplo para sociedade, e para os jovens, para os nossos atletas, para a família dos nossos atletas, que muitas delas ainda moram em comunidades carentes, nosso posicionamento é de salvarmos vidas nesse momento.
ST