De Olho Neles — Em boa fase e sem Yuri Alberto, como chega o Corinthians para enfrentar o Fluminense

Compartilhe

Nesta quarta-feira (26), o Corinthians recebe o Fluminense, às 21:45h na NeoQuímica Arena, pela 34ª rodada do Brasileirão. Depois de ficar com o vice da Copa do Brasil, o time do Parque São Jorge volta as atenções ao Campeonato Brasileiro, onde vive um bom momento.

Invicto a cinco jogos — sete se contarmos as duas finais da Copa do Brasil —, o Alvinegro conquistou 13 dos últimos 15 pontos disputados. Hoje quarto colocado, com 57, o Corinthians pode — em caso de vitória — aumentar ainda mais a distância em relação ao Fluminense, quinto com 55, dentro do G5.

Roger Guedes comemorando o gol do Corinthians contra o Santos
Roger Guedes comemorando o gol da vitória sobre o Santos na Vila Belmiro pela 33ª rodada (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

Para o confronto contra o Tricolor, no entanto, Vítor Pereira não vai poder contar com o principal reforço da última janela de transferências. Expulso ainda no primeiro tempo do clássico contra o Santos, o atacante Yuri Alberto cumpre suspensão. Além disso, Adson, lesionado, também está fora.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

De acordo com a imprensa paulista, o técnico lusitano deve escalar Cássio, Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Fausto Vera, Du Queiroz e Renato Augusto; Gustavo Mosquito, Mateus Vital e Róger Guedes.

Poucas finalizações, máxima eficiência: como joga o Corinthians

O fato de ter o nono melhor ataque do Brasileirão, com 39 gols marcados, não chamaria a atenção se o time de Vítor Pereira não estivesse entre os que menos concluem conforme dados do SofaScore. A equipe, por exemplo, tem a segunda menor média de finalizações, com apenas 11,4 por jogo. Por outro lado, o time aparece em 14º em chutes certos com 3,9 por partida.

Além disso, é o terceiro que menos desperdiça grandes chances com apenas 23 em toda competição. Contra o Peixe, por exemplo, foram necessária duas finalizações no alvo para vencer o jogo por 1 a 0. Em outras palavras, o Corinthians tem um ataque bastante eficiente

Para isso, o time paulista aposta sobretudo em transições rápidas e a entrada em diagonal dos atacantes. Quando encontra uma defesa mais fechada — como a do Fluminense — os corintianos não tem medo de arriscar de fora da área, embora só tenha marcado cinco gols assim no Brasileirão.

Contra o Tricolor pela Copa do Brasil, aliás, o time demonstrou outra faceta, pressionando a saída de bola e impedindo a troca de passes característica do time de Fernando Diniz.

Renato Augusto e Róger Guedes : jogadores para ficar de olho

Nesta quarta-feira, o sistema defensivo tricolor vai precisar tem uma atenção especial a Renato Augusto. Líder em assistências, com três, o camisa 8 é o maestro do meio-campo corintiano e tem a maior média de passes decisivos — aqueles que terminam ou em assistência ou finalização — com 1,5 por jogo (muito acima dos atacantes Gustavo Mosquito e Roger Guedes que ocupam a segunda posição). Além disso, é o jogador com mais grandes chances criadas pelo Corinthians no Brasileiro.

Renato Augusto em treino pelo Corinthians
Renato Augusto marcou dois gols nos últimos dois jogos contra o Fluminense (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

Enquanto Renato Augusto comanda o meio-campo, Róger Guedes é quem tem feito os gols. Artilheiro do Alvinegro no Brasileirão com 10 gols, o atacante já balançou já balançou as redes 15 vezes em 60 jogos na temporada 2022. O ex-jogador de Palmeiras e Atlético-MG também lidera em finalizações com média de 2,3 por jogo e em chutes certos, com 1,0, mesmo após a chegada do centroavante Yuri Alberto.

ST


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.

38 thoughts on “De Olho Neles — Em boa fase e sem Yuri Alberto, como chega o Corinthians para enfrentar o Fluminense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *