Conexão de gigantes – Flu e Stones
Tava aqui pensando sobre o que escreveria em tempos de coronavírus e paralisação absoluta do futebol. Quando fico sem ideias, costumo ler alguma coisa, escutar alguma música ou algo que possa me distrair a cabeça – que nem em Homens de Preto 3, que o K fala “se você tem um problema que não consegue resolver, vá comer um pedaço de torta”, pra mim funciona parecido.
Então coloquei um som e começou a tocar uns rocks antigos, Beatles, Chuck Berry, Rolling Stones… E aí me veio a lembrança de “Fool to Cry”, o single cuja capa Ron Woods, guitarrista dos Stones, aparecia vestindo a camisa Tricolor. Essa foto seria usada como material de divulgação da turnê que fariam pela Europa em 1976, além de virar o convite de lançamento da gravadora “Rolling Stones”. Ron Woods ainda usou o “figurino” outras vezes também, como em shows.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Nossas histórias se cruzaram a primeira vez em 1974, com Mick Taylor, quando o antigo guitarrista foi visto pelo Rio muitíssimo bem vestido trajando nossa armadura. Depois, em 1976, Charlie Watts, baterista, vem à Cidade Maravilhosa e, além de ser fotografado vestindo e comprando uma camisa pra filha, vai ao Maracanã assistir um FlaxFlu.
Mais tarde, em 1984, Mick Jagger, em seu primeiro disco solo, vem ao Brasil e grava dois clipes na sede de Laranjeiras, transformando o Salão Nobre em um cassino em “Lucky in Love” e contando com um figurante tricolor durante o clipe de “Just Another Night“.
A estrela dos Stones, hoje conhecido por ser pé frio em Copas do Mundo, nem sempre o foi. Naquele mesmo ano, Mick Jagger aproveitou a estadia no Rio pra ir ao Maraca ver o Flu bater o time da Gávea por 1xo com gol de Assis.
O maneiro é que na época não existia essa influência toda de um departamento de marketing, já que as redes sociais eram talvez o sonho de alguém em algum lugar do mundo, o que indica que a escolha dos Stones pelo Flu foi espontânea, talvez uma conexão entre gigantes né?
Alô @umbro, podiam trazer eles pra anunciar a camisa nova também né?
No mais, fiquem em casa e lavem as mãos!
ST (de casa)