Com turma de ex-tricolores no elenco, veja como está o Figueirense para duelo contra o Flu
O Fluminense enfrenta hoje, às 19h15, o Figueirense no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela terceira fase da Copa do Brasil. Nessa etapa, serão dois jogos – ida e volta – e o gol fora de casa não será critério de desempate. E o Flu vai enfrentar uma equipe que está se reinventando. Após perder dois jogos por W.O no ano passado, por estar com altas dívidas com o elenco – e que quase foi parar na Série C – hoje os catarinenses estão conseguindo, aos poucos, colocar as coisas em ordem.
No atual elenco do Figueira, alguns jogadores já tiveram passagens importantes pelo Fluminense. Como por exemplo o volante Arouca, formado nas categorias de base de Xerém; o meia Marquinho, autor do gol que ajudou a “missão impossível” de 2009; o lateral Lucas, peça importante em 2017; atacante Everton Santos e o zagueiro Paulo Ricardo, esses dois, com passagens mais discretas.
Hoje aos 33 anos, Arouca, que foi revelado bela base tricolor em 2004, e acumulou a expressiva marca de 200 jogos com a camisa verde, branca e grená, além de 8 gols, defenderá o time que ajudou a bater em 2007, quando o Flu levantou a Taça da mesma competição. O volante esteve no clube até 2008, e participou daquela campanha da Lberta, que quase nos trouxe o título. No fim do ano, acabou negociado com o São Paulo.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram

Com os mesmos 33 anos, Marquinho teve duas passagens pelo Fluminense. A primeira, vindo do próprio Figueirense, muito emblemática e lembrada. Foi ele quem marcou o gol de falta no empate em 1 x 1 contra o Coritiba, no último jogo da heroica campanha do Flu para se livrar do rebaixamento em 2009. Em 2011, foi negociado com a Roma. Após rodar por diversos times sem muito brilho, retornou ao clube em 2016, porém, não conseguiu apresentar um bom futebol e em muitos jogos foi criticado pela forma física que estava. Ficou até o fim de 2017 e migrou para o Athletico Paranaense em 2018. No total, foram 198 jogos e 21 gols marcados.

Em 2017, o lateral direito Lucas veio para o Fluminense emprestado pelo Palmeiras. Ele fez 56 jogos e 3 gols com a camisa tricolor. Na época, foi um dos jogadores que mais atuaram pelo clube na temporada. O Flu até tentou sua permanência, mas os altos valores pedidos pelo alviverde, dificultaram a negociação. Hoje, está com 31 anos.

Vindo de empréstimo de 12 meses pelo Paris Saint-Germain em 2008, Éverton Santos chegou ao clube sob uma grande expectativa. Ele marcou o seu primeiro gol pelo Fluminense apenas no ano seguinte, em 2009 no jogo contra o Tigres pelo Carioca. Porém, no meio do ano, perdeu espaço e foi emprestado novamente pelo PSG para o Albirex Niigata, do Japão. Ele teve 28 jogos e 3 gols marcados com a camisa do Flu.

Por último, temos o zagueiro Paulo Ricardo. Após um bom 2016 pelo Santos, foi comprado pelo Sion, da Suíça. Com menos de 40 jogos em dois anos, chegou ao Flu em 2018. Porém, as más atuações não lhe deram muito espaço no tricolor. No meio de 2019, rescindiu seu contrato e foi para o Goiás tendo atuado apenas 13 jogos em um ano e meio em Laranjeiras.

OUTROS NOMES NO FIGUEIRA
Um outro nome conhecido no elenco da equipe catarinense é o experiente goleiro Sidão, ex-Goiás, São Paulo, Botafogo e Vasco da Gama.
No mais, é uma equipe que possui muitos jogadores novos, que correm bastante. Pedro Lucas, jovem atacante, soma 2 gols na atual temporada pelo clube.
TEMPORADA
No Campeonato Catarinense, o clube faz campanha razoável. Está em 4º lugar, com 12 pontos em oito jogos, ficando atrás de Marcílio Dias, Avaí e Brusque, líder da competição. Na primeira fase da Copa do Brasil, eles eliminaram o Novorizontino, fora de casa, por 1×2. Na seguinte, derrotaram o Vitória-ES pelo placar de 0x1, também fora de casa.
Nos últimos 5 jogos, o Figueirense somou duas vitórias, dois empates e uma derrota. Nas últimas duas partidas, porém, os catarinenses não balançaram as redes.
ESCALAÇÃO PROVÁVEL
O técnico Márcio Coelho deverá vir com os seguintes nomes entre os 11 titulares: Sidão; Lucas, Alemão, Rony e Brunetti; Patrick, Elyeser, Guilherme e Arouca; Vitor Feijão e Pedro Lucas
ST