CBF confirma uso de impedimento semiautomático na estreia do Brasileirão de 2026
A Confederação Brasileira de Futebol confirmou nesta segunda-feira, dia 10 de novembro de 2025, que o sistema de impedimento semiautomático passará a ser implementado já na 1ª rodada do Brasileirão de 2026, marcada para o dia 28 de janeiro.
O anúncio foi feito durante o primeiro encontro do Grupo de Trabalho de Arbitragem (GT), no Rio de Janeiro, que tem como objetivo debater e promover melhorias em diversos aspectos da arbitragem nacional.
Mas o que é o impedimento semiautomático?
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
A tecnologia, utilizada pela primeira vez na Copa do Mundo de 2022, permite analisar lances polêmicos em poucos segundos. O sistema conta com câmeras espalhadas pelo estádio que captam os movimentos dos jogadores e enviam as imagens a um software de inteligência artificial. O programa traça automaticamente as linhas de impedimento e sinaliza infrações de forma quase imediata, tornando as decisões mais rápidas e precisas.
“A modernização começa com o nosso impedimento semiautomático, que a gente anunciou para o ano que vem. O nosso Campeonato Brasileiro começa no dia 28 de janeiro já implementado”, declarou Samir Xaud, presidente da entidade.
