Cariocas em 2020: Flu é quem mais vezes saiu de campo sem sofrer gols
Após o fim da maratona de jogos no calendário do Fluminense, foi possível fazer um balanço do desempenho da equipe na temporada até o momento. Além de possuir um dos ataques mais positivos do futebol brasileiro – e do Brasileirão – em 2020, o sistema defensivo da equipe comandada por Odair Hellmann também merece destaque, principalmente se comparado aos seus rivais estaduais e a si próprio há um ano.
Somadas todas as competições, em 2020 o Tricolor entrou em campo 41 vezes e, em 15 delas, saiu sem levar gols, a melhor marca entre os clubes cariocas. O Flamengo também possui 15 clean sheets (termo em inglês para esta estatística), mas tem um jogo a mais.

Jogos sem sofrer gols em 2020 (times cariocas)
1º – Fluminense: 15 em 41 jogos
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
2º – Flamengo: 15 em 42 jogos
3º – Vasco: 12 jogos em 34 jogos
4º – Botafogo: 10 jogos em 35 jogos
Se observado apenas o Brasileirão, entre os cariocas o Flu não é o clube com mais jogos sem sofrer gols. Este selo é dividido entre Botafogo e Vasco, com quatro cada um, enquanto Fluminense e Flamengo aparecem com três. No entanto, é preciso analisar o contexto destas partidas.
O Botafogo, por exemplo, é o time que mais empatou na competição. São 10 empates em 17 partidas. E das quatro em que o Alvinegro saiu de campo sem ser vazado, todas terminaram em 0 a 0.
O Fluminense, por sua vez, quando terminou a partida sem levar gols, saiu vitorioso em todas as oportunidades: Athletico-PR 0 x 1 Fluminense; Fluminense 4 x 0 Coritiba; Fluminense 1 x 0 Bahia. Vale destacar que o único jogador do sistema defensivo tricolor titular nos três jogos foi o goleiro Muriel.

Se comparado ao próprio Flu no mesmo período de tempo um ano antes – todas as competições somadas até a 17ª rodada do Brasileirão de 2019 -, o desempenho defensivo também é superior. Há um ano, o Fluminense havia jogado 48 partidas, das quais saiu de campo sem levar gols em 14 oportunidades. Em outras palavras, um clean sheet a menos que em 2020, mas com sete jogos a mais. Além disso, neste mesmo período no Brasileirão de 2019, foram apenas dois jogos sem levar gols, sendo que um terminou em 0 a 0.
Foto de capa: Lucas Merçon / Fluminense F.C