Carioca 2021: SBT, Band e Globo em pauta para adquirir os direitos de transmissão. PPV próprio não está descartado

Compartilhe

Um dos campeonatos estaduais mais tradicionais do futebol brasileiro, o Campeonato Carioca está sem transmissão na TV e na internet, por enquanto. A edição de 2021, que começará no fim de fevereiro vem sendo negociada com SBT, Globo TV Bandeirantes para adquirir os direitos de transmissão da competição, que era exibida pela própria Rede Globo até este ano, quando a emissora carioca rompeu com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). A Claro/Sky também está de olho e monitoram a situação.
Como informado pelo Estadão, já houve conversas iniciais por parte do SBT e da Band com a FERJ, mas as emissoras aguardam as próximas semanas para formalizar uma proposta. O Carioca de 2021 deverá ter mudanças em seu regulamento e formato e isso poderá impactar nos valores da negociação. Há possibilidade de um pay-per-view (ppv) próprio da competição. Essa última informação foi divulgada pelo jornalista Rodrigo Mattos em seu blog no UOL.
O clube da gávea pode ser decisivo nesta disputa. Os interessados querem saber qual o posicionamento do clube em relação aos direitos de transmissão. Um dos principais motivos para a Globo ter rompido o contrato anterior foi justamente o fato do time rubro-negro pedir um valor muito maior para fechar, em comparação ao que receberia Fluminense, Botafogo e Vasco.
A Rede Globo tinha contrato de exclusividade com o campeonato até 2024, mas rompeu o acordo neste ano, após disputa judicial com o Fla e o time carioca transmitir seu jogo no Estadual sem autorização da emissora. Com o fim da Medida Provisória 984, os clubes não poderão mais negociar individualmente os jogos em que forem mandantes. Assim, não é possível que um clube transmita seu jogo em algum canal de streaming, como fez o Flamengo.
Entretanto, a própria Globo acompanha a movimentação do mercado e não descarta entrar na briga para adquirir os direitos de transmissão novamente, mas com condições diferenciadas. A emissora afirma que apenas os Campeonatos Paulista e Carioca conseguem ter bons índices fora de seus estados. O Paulistão continuará nas mãos da emissora pelo menos até o fim de 2021, data que se encerra o atual contrato. Ex-executivo da Globo, Marcelo Campos Pinto comanda o “empacotamento” da competição e já convenceu Fluminense, Vasco, Flamengo e Botafogo a negociarem juntos à Ferj. A emissora carioca, após rescindir contrato que tinha até 2024, fez uma proposta em valores menores que os R$ 120 milhões iniciais. Inicialmente não foi aceito, mas segue monitorando o caso.
O interesse das emissoras em exibir o Campeonato Carioca é muito maior do que ‘apenas’ ter bons índices de audiência no Rio de Janeiro. O Estadual também dá bons números nacionais. Um exemplo disso aconteceu no SBT, que comprou a final do Carioca deste ano, entre Flamengo e Fluminense. A emissora de Silvio Santos conseguiu chegar aos 34 pontos de pico no Rio de Janeiro durante o jogo, superando o Jornal Nacional, da Globo, algo muito difícil de acontecer. O jogo também teve ótimos números em outras regiões do Brasil.
Já está praticamente fechado que o Estadual não ficará somente com uma empresa. Com outras plataformas, os clubes podem até atingir R$ 17 milhões, valor próximo ao que a Globo pagava, mas depende de se chegar a certos parâmetros. Um ppv próprio com cada agremiação ficando com um percentual do que for adquirido por sua torcida está na pauta.
ST

 


Compartilhe