Campeão brasileiro com o Flu, Rafael Sóbis anuncia aposentadoria – relembre sua passagem com a armadura tricolor

Compartilhe

Em meio à lagrimas, Rafael Sóbis escreveu seu último capítulo como jogador de futebol na noite de ontem, na vitória do Cruzeiro sobre o Brusque, em partida válida pela 35ª rodada da segunda divisão do campeonato brasileiro. Ele havia prometido que caso o time mineiro saísse com os três pontos, e praticamente, zerasse as chances de cair para a terceira divisão, ele se aposentaria e assim o fez.

“O dia chegou. A vida é assim. O tempo passa. Uns tem que sair para outros chegarem. Uma noite especial. Avisei que, se a gente vencesse, seria meu último jogo. Acabou. Vou nascer para outra vida. Espero que o Cruzeiro volte o mais rápido possível para o seu lugar”, disse o ex- jogador após a partida.

Trajetória no futebol

Revelado no Internacional, Rafael Sóbis foi bicampeão da Libertadores com o time gaúcho em 2006, na primeira passagem  e em 2010, na segunda e penúltima passagem pelo Colorado. Além destes, ex-atacante foi tricampeão do Campeonato Gaúcho (2004, 2005 e 2011). Nesse meio tempo entre essas passagens, Rafael chegou a jogar na Europa – foi transferido ao Real Betis, da Espanha e posteriormente ao Al Jazera e retornou ao Rio Grande do Sul.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Entre os anos de 2006-2008, Rafael vestiu a amarelinha em nove partidas amistosas, marcando um gol diante do Kuwait, na vitória por 4×0, no dia 7 de outubro de 2006. O atleta também foi medalhista de bronze nas Olimpíadas de 2008 com a seleção.

19 de julho de 2011

Após muito especularem sobre seu futuro, Rafael Sóbis desembarcou no Rio de Janeiro, mais precisamente, nas Laranjeiras – no dia 19 de julho de 2011 o atacante foi anunciado pelo Fluminense Football Club, atual campeão brasileiro na época. Sua estreia foi logo seis dias após o anúncio na vitória por 1×0 diante do Palmeiras. Duas rodadas, o atacante nascido em Erechim marcou seu primeiro gol com a camisa verde, branca e grená na goleada diante do Ceará, por 4×0 no Engenhão.

Ainda em 2011, tiveram mais dois episódios que provavelmente marcaram o ano de Rafael: o primeiro, no dia 3 de setembro de 2011, quando o Fluminense perdia por 2×0 para o Atlético Goianiense até os 37 minutos do segundo tempo e o gaúcho, que tinha saído do banco ajudou o Tricolor a conquistar uma virada inesquecível – faltando oito minutos para o fim, o camisa 23 diminuiu e logo em seguida ele mesmo empatou a partida. Nos minutos finais, Rafael Moura virou.

O outro episódio foi a 33ª rodada do Brasileirão, quando o Fluminense foi até o Beira-Rio visitar o Internacional, time de coração e revelador de Sóbis. Antes da partida, muitas homenagens ao então, atleta do time Carioca. Já em campo, o ex-colorado ”destruiu” a partida – aos 18′, recebeu na linha de fundo, e com um toque de calcanhar achou Deco, que cruzou para Rafael Moura que fez 1×0. O time da casa empatou com Oscar, mas Rafael Augusto Sobis garantiu a vitória carioca e após o tento, não comemorou. Após o jogo, declarou:

Pode ter certeza que estou com uma dor muito forte no meu coração, não pela vitória do meu time. Tenho uma dorzinha no peito de atrapalhar as chances de Libertadores do meu time, preferia que o gol fosse de outro. – Confesso que é uma situação muito estranha, tenho o Inter no meu coração, minha família ama o Internacional e eu amo bastante também. Me emocionei com a torcida gritando meu nome antes do jogo. – disse, Sóbis.

Em 2012, veio o ano mágico. O clube das Laranjeiras adquiriu o passe em definitivo de Sóbis e fez um contrato de 3 anos com o atleta. De maneira avassaladora, o Fluminense conquistou o Campeonato Carioca daquele ano em cima do Botafogo (vencedor da Taça Rio) na final. Antes da final do Campeonato, atacante gaúcho já teve um ”gostinho” de levantar taças com a armadura tricolor e no dia 26 de fevereiro daquele ano, 36.374 torcedores viram o Tricolor se sagrar campeão da Taça Guanabara, batendo o Vasco por 3×1. Nesta partida, o atacante Gaúcho não entrou em campo.

Já na final do Carioca, Rafael Sóbis não só entrou em campo, como foi titular em ambas as partidas da final chegando a marcar dois gols no primeiro jogo, no dia 06/05/2012, na goleada de 4×1 sobre o Botafogo. Na segunda partida da final, no jogo do título, o gaúcho não marcou, mas celebrou muito. Confira o time completo:

Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Anderson, Carlinhos; Jean, Edinho, Deco, Thiago Neves; Rafael Sóbis e Rafael Moura.

 

Com a camisa Tricolor, Rafael Sóbis conquistou o Campeonato Brasileiro daquele ano, sendo o quarto da história do Flu e o segundo em três anos. O gaúcho esteve em campo como titular na 35ª, o jogo do título diante do Palmeiras em Presidente Prudente. Este foi o único de Campeão Brasileiro em toda sua trajetória como jogador de futebol.

A partir deste dia, Rafael Sóbis não conquistou mais títulos com a camisa tricolor e esteve presente em um capítulo dramático da história do Clube: o rebaixamento em 2013, que em seguida, por uma escalação irregular da Portuguesa, o time carioca se manteve na Série A. O atacante foi um dos titulares na última partida do campeonato, diante do Bahia fora de casa, onde todos pensavam que era o jogo do rebaixamento tricolor.

Após encerrar sua passagem pela equipe Tricolor, Rafael teve o México como destino. Em dezembro de 2014, o Tigres anunciou sua contratação e no ano seguinte, foram campeões mexicanos e bateram na trave na Libertadores, sendo vice-campeões.

Em junho de 2016, o Cruzeiro anunciou a contratação do jogador e com o gaúcho foram quatro títulos: dois Campeonatos Mineiros e duas Copas do Brasil, ganhando a ”chuteira de ouro” (premiação de artilharia) da competição nacional em 2017.

 

No dia 04 de janeiro de 2019, o gaúcho retornou a sua casa, e foi anunciado pelo Internacional, sendo sua terceira passagem pelo clube mas sem conquistar títulos. Antes de retornar ao Cruzeiro para traçar um capítulo final em sua história como jogador de futebol, Sóbis passou pelo Ceará, onde foi destaque do Campeonato Estadual marcando nove gols. Com a missão de ajudar o Cruzeiro a retornar a primeira divisão, o agora, ex-jogador foi anunciado pela Raposa assinando contrato até o final deste ano.

Rafael Sóbis deixa a carreira de jogador de futebol com 731 partidas jogadas e 176 gols. Pelo Fluminense foram 175 jogos e 41 gols. Nesta tarde (10), o atráves de sua conta no Twitter, o Clube das Laranjeiras fez uma homenagem ao gaúcho e um agradecimento.

ST

 

 

 

 


Compartilhe