Barcelona volta as baterias para ter João Pedro – negócio beneficiaria Fluminense
O Barcelona parece disposto a atravessar o negócio entre Fluminense e Watford, envolvendo a venda do prodígio João Pedro. O clube catalão estaria preparando uma proposta, na casa dos 25 milhões de euros para levar o jogador e desfazer a negociação celebrada entre o Flu e o clube inglês. E a proposta vai mais além: o time espanhol estaria disposto a deixar o jogador em terras tupiniquins e só o levaria no início de 2021, estendendo a temporada do atacante no Reino do Laranjal.
Mas como o negócio poderia ocorrer?
Primeiro vamos recapitular o contrato de JP com os ingleses.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
João Pedro foi negociado com o Watford em setembro de 2018, da seguinte forma:
- Primeira parcela no ato da venda: 2,5 milhões de euros.
- Quatro bônus de 1 milhão de euros pelo desempenho no Flu.
- Um bônus de 1,5 milhões de euros ao obter a licença para jogar na Premier League.
- Dois bônus de 1 milhão de euros pelo desempenho no Watford.
Dessa forma, os valores poderiam totalizar 10 milhões de euros.
Como algum outro time poderia atravessar a jogada?
No acordo celebrado foi estabelecida uma cláusula prevendo o rompimento. Caso a venda não se concretize, seja porque o Flu não a efetive, seja por conta da vontade do jogador, o time inglês teria direito a 20 milhões de euros e se eximiria das demais responsabilidades – não precisaria mais pagar qualquer gatilho do contrato.
Então seria mais ou menos assim:
Caso o Barcelona realmente apresente uma proposta na casa dos 25 milhões de euros, o Flu teria que pagar 20 milhões ao Watford, pela multa contratual, e ficaria com os 5 milhões de euros restantes da proposta. E caso isso ocorra, o Watford não teria mais a obrigação de pagar por qualquer bonificação e o Flu, por sua vez, não precisaria devolver os 2,5 milhões de euros, referentes ao pagamento de “entrada”. Ou seja, Flu e Watford seriam sócios nos direitos do jogador. O Watford levaria 20 milhões e o Flu ficaria com o restante.
O Globo Esporte informou do interesse do Barcelona no dia 12 de junho, revelado primeiramente na edição do diário catalão “Sport”. Na ocasião, a matéria ainda abordou que Manchester United e Liverpool também estariam de olho na fera. Hoje nossa reportagem apurou que os espanhóis estão se movimentando no sentido de realmente oferecer uma proposta pelo atacante tricolor, evitando assim a concorrência desses possíveis interessados no negócio. Mas, ainda segundo nossas apurações, nenhuma proposta concreta chegou ao Flu, que já disse aceitar examiná-las, caso fossem apresentadas.
Mário Bittencourt, inclusive, já abordou o tema em coletiva realizada na sala de imprensa do CT, informando já ter examinado o contrato, dizendo não haver falhas legais no mesmo que o comprometessem juridicamente, e que fosse capaz de desfazer legalmente o negócio. Na ocasião, se disse disposto a conversar caso houvesse qualquer possibilidade de estender o prazo, para que JP ficasse por mais tempo por aqui, ou ainda entender as possibilidade e realizar, junto com o Watford, um negócio que agradasse aos ingleses, aos tricolores e ao clube interessado na aquisição do jogador.
ST
