Análise Tática: o sofrimento controlado do Fluminense contra o RB Bragantino
O Fluminense perdeu por 2 a 1 para o RB Bragantino, mas se classificou para as oitavas-de-final da Copa do Brasil. Bem postado defensivamente, o Tricolor até abriu o placar com um golaço de falta de Nenê. No entanto, quando se joga defendendo, não se pode perder a concentração.
Se — quando a partida começa 0 a 0 — o técnico Roger Machado já instrui o time a marcar de forma compacta, deixando a posse com o adversário para então roubar a bola e partir em transições rápidas; não teria como imaginar algo diferente com o confronto começando 2 a 0 para o Flu. De acordo com dados do SofaScore, o Tricolor terminou a primeira etapa com 39% de posse de bola.
Com a bola e um ataque de muita mobilidade, o RB Bragantino tentava atacar sobretudo pelos lados. Mas, no primeiro tempo esbarrou em uma atuação segura dos laterais Samuel Xavier e Egídio, que guardaram mais a posição, assim como no esforço de Caio Paulista e Gabriel Teixeira. Foram nove desarmes e 10 cortes por parte do Flu.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram


Em contrapartida, o excesso de passes errados dificultou as transições. O Tricolor errou 48 passes na etapa inicial e ficou com um aproveitamento de apenas 73% de passes certos. Na melhor chance do Flu, Martinelli se antecipou e fez bela jogada individual. Mas a bola passou à direita do gol.
Fluminense se desconcentra e RB Bragantino aproveita
Sem alterações, o Fluminense voltou na mesma toada. Mas logo aos 15 minutos, a classificação pareceu ainda mais encaminhada. Nenê acertou uma linda cobrança de falta no primeiro e único chute no gol do Tricolor.
GOLAAAAAÇOOOOOOOOOO!!!!! NENÊ NUMA COBRANÇA PERFEITA!!! 🇭🇺
O Fluminense agora vai vencendo o Red Bull Bragantino por 3 a 0 no agregado
📽️: SporTV pic.twitter.com/xKyxwTYU4O
— Saudações Tricolores (@STpontocom) June 10, 2021

Contudo, próprio Nenê admite que o Flu relaxou depois do gol. Roger Machado também salientou.
“O primeiro gol foi um descuido nosso. Depois disso é natural uma pressão de final de jogo. Tomei a providência de colocar o David Braz”, disse o treinador na coletiva de imprensa.
Logo após o gol, Ytalo obrigou Marcos Felipe a fazer mais uma defesa. Mas, aos 22, a defesa falhou e o venezuelano Hurtado, que havia acabado de entrar em campo, empatou.

O gol fez com que o Massa Bruta aumentasse a pressão. E, após as saídas de Caio Paulista e Gabriel Teixeira, o Flu perdeu a dobra de marcação pelos lados. O que permitiu ao RB Bragantino chegar à virada em jogada pela direita, onde Kayky entrou.

Com o segundo gol, Roger colocou o zagueiro David Braz para aumentar a estatura e para ter uma sobra entre os zagueiros na área. A substituição funcionou e o RB Bragantino praticamente não ameaçou mais o gol do Fluminense.
Próximo jogo
Com a classificação, o Flu aguarda o sorteio para conhecer o próximo adversário pela Copa do Brasil . O Tricolor volta a campo já no próximo domingo (13), às 20:30h, contra o mesmo RB Bragantino no Estádio Nabi Abi Chedid. Desta vez pelo Brasileirão.
ST
Lucas Meireles