Como vinho: Cano marcou mais gols nos últimos cinco anos do que em toda carreira antes

Compartilhe

Depois de quatro anos, Germán Cano quebrou o seu próprio recorde de gols em uma mesma temporada. Com os três na vitória sobre o São Paulo no último sábado (05), o argentino chegou a 42 — um a mais que 2019, seu melhor ano até então.

Depois do jogo, o camisa 14 declarou ser como um vinho, ou seja, “quanto mais velho melhor”. De fato, o artilheiro do Brasil em 2022 demorou a se tornar o goleador capaz de anotar 160 gols em cinco anos que a torcida tricolor hoje vê em campo.

Até 2017, por exemplo, Cano haviado balançado as redes 92 em 259 partidas nos nove anos de carreira, de acordo com dados do Ogol. Ou seja, uma média de apenas 0,35 gols por jogo.O jogador havia defendido o Lanús — clube que o revelou na Argentina — além de Chacarita Jrs. e Colón, Deportivo Pereira, da Colômbia, Nacional do Paraguai, Independiente Medellín, também da Colômbia, Pachuca e León, ambos do México.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Mas alguma coisa mudou depois da sua passagem pelo futebol mexicano. Aos 29 anos e de volta ao Independiente Medellín, Cano marcou 34 gols em 50 jogos. Desde então, o papai do Lorenzo — que nasceu em 2019 — não parou mais de fazer o ‘L’.

O ano do nascimento de Lorenzo, aliás, havia sido o melhor da carreira com 41 gols nos 47 jogos que disputou. Depois, ainda balançou as redes mais 43 vezes com a camisa do rival Vasco da Gama — número que ainda pode superar nas duas rodadas finais do Brasileirão — antes de começar a brilhar pelo Flu. Contabilizando uma média impressionante de 0,60 gols por jogo nestes cinco anos.

Gols de Cano por ano
Cano marcou mais da metade dos gols da carreira no último ano (Arte: Lucas Meireles/ST)

Mais gols e a quarta melhor média, os anos que Cano mais marcou

Cano marcou mais gols nos últimos cinco anos do que em toda carreira antes
Cano comemorando o segundo hat-trick com a camisa do Fluminense (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)

No Fluminense, Germán Cano tem sido uma máquina de quebrar recordes. Desde que chegou, no início do ano, o argentino já tornou o maior artilheiro em uma única temporada no Século 21, o sétimo maior goleador estrangeiro da história do clube e o nono que mais marcou pelo Tricolor no século.

Contudo, o que chama a atenção é que — aos 34 anos — o jogador precisou de 68 jogos para quebrar a sua melhor marca pessoal. Sendo o jogador que mais vezes entrou em campo pelo Flu em 2022, na temporada em que realizou mais partidas na carreira.

Por outro lado, a média de 0,62 gols por jogo ainda fica abaixo de outras três temporadas do camisa 14. As três, aliás, vestino a camisa do Independiente Medellín, da Colômbia. No “ano mágico” de 2019, por exemplo, terminou com a incrível média de 0,87 gols por partida. Já em 2018 terminou com 0,68, enquanto que em 2014, última temporada antes de ir jogar no México, terminou com 0,67. Mas com “apenas” 29 gols em 47 jogos.

Com esse histórico, fica difícil prever os próximos passos, ainda mais que o jogador prometeu jogar até os 40. No entanto, a torcida tricolor pode considerar esperando que Cano continue a marcar gols nos próximos anos.

ST

 


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.