Fernando Diniz tem 73,8% de aproveitamento contra técnicos estrangeiros pelo Fluminense
O jogo contra o Corinthians, nesta quinta-feira (15), marca um novo embate entre Fernando Diniz e um dos técnicos estrangeiros trabalhando no Brasil. Depois de vencer o argentino Juan Pablo Vojvoda no último sábado (10), o Tricolor encara o português Vitor Pereira. E, conforme informou o programa “Donos da Bola”, da Band, o atual comandante do Flu tem levado a melhor nos confrontos contra os profissionais de fora do país.
Desde que retornou ao Fluminense, Fernando Diniz disputou 14 jogos contra oito técnicos estrangeiros e de três nacionalidades diferentes. E, até o momento, o time conquistou nove vitórias, quatro empates e sofreu apenas uma derrota. Ou seja, 73,8% de aproveitamento.
Só de Portugal, por exemplo, foram cinco adversários: Abel Ferreira (Palmeiras), António Oliveira (Cuiabá), Luís Castro (Botafogo), Paulo Sousa (Flamengo) e Vitor Pereira (Corinthians). Ainda houve jogos contra os argentinos Antonio ‘Turco’ Mohamed (Atlético-MG) e Vojvoda (Fortaleza), além do uruguaio Paulo Pezzolano (Cruzeiro).
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram

Um dos grandes responsáveis foi o ataque. O Fluminense balançou as redes 27 vezes nestes jogos, média de 1,9 gols por partida. Foram cinco contra o Galo de Mohamed, quatro em cima do próprio Alvinegro de Vitor Pereira e mais três contra a Celeste de Pezzolano. Enquanto a defesa sofreu apenas 13. Ou seja, só 0,9 por jogo.
O Flu, aliás, ainda não perdeu para equipes comandadas por estrangeiros atuando fora de casa. Foram quatro vitórias e um empate nos cinco jogos disputados, sete gols marcados e apenas um sofrido — para o Palmeiras de Abel Ferreira — longe do Maracanã.
Fernando Diniz x técnicos portugueses
Em alta após a passagem de Jorge Jesus pelo rival e principalmente pelas conquistas recente de Abel Ferreira no Palmeiras, os técnicos portugueses estão ganhando cada vez mais espaço no futebol brasileiro. Um quinto dos times da Série A conta ou contou com um lusitano no comando em 2022.
Embora tenham estilos e metodologias diferentes entre si, Fernando Diniz tem um bom retrospecto contra os treinadores vindos de Portugal. São três vitórias, três empates e apenas uma derrota — para Paulo Sousa enquanto treinava o Flamengo — em sete jogos.
Diniz, por exemplo, não perdeu para Vitor Pereira. Em dois jogos, o comandante tricolor conseguiu uma goleada por 4 a 0 pelo Campeonato Brasileiro e ficou no empate em 2 a 2 no jogo de ida da Copa do Brasil. O português, aliás, já elogiou o trabalho do técnico do Flu.
“A equipe do Diniz, o Fluminense, joga um jogo que nunca tinha visto. Nunca tinha visto ninguém apostar tanto em um corredor, linha de passes, contra outros corredores. O Palmeiras já joga diferente, que quando uma equipe joga mais alto é que eles impõe mais dificuldades”, disse VP durante a Brasil Futebol Expo 2022.
Diniz já eliminou dois técnicos estrangeiros nesta Copa do Brasil
Caso elimine o Corinthians, o Flu vai ter superado o terceiro técnico estrangeiro na edição 2022 da Copa do Brasil. O Tricolor já havia passado pelo Cruzeiro, de Paulo Pezzolano, nas oitavas com uma vitória por 2 a 1 no Rio e outra por 3 a 0 em Belo Horizonte.
Já contra o Leão do Pici, de Juan Pablo Vojvoda, conquistou uma vitória por 1 a 0 na capital cearense e um empate em 2 a 2 no Maraca. Como empatou, também em 2 a 2 no primeiro jogo, o Fluminense agora precisa vencer em São Paulo para se classificar de forma direta. Caso haja um novo empate, no entanto, a decisão vai para os pênaltis. Corinthians e Fluminense se enfrentam nesta quinta (15), às 20h, na NeoQuímica Arena.
ST