Cano iguala Buchan e se torna nono maior artilheiro estrangeiro da história do Fluminense
Com o gol marcado sobre o RB Bragantino, no último domingo (24) Germán Cano igualou o feito do meia Victor Albert Buchan na lista dos maiores artilheiros estrangeiros da história do Fluminense. Agora, portanto, o argentino e o inglês estão em nono com 29 gols.
Em seu primeiro ano no Flu, Cano continua garantindo a fama de máquina gols. Artilheiro do Brasil em 2022, o argentino chegou a 29 em 47 jogos — sendo 12 só Campeonato Brasileiro, que fazem do camisa 14 o goleador máximo da competição.
O centroavante superou a sua melhor marca desde que chegou ao Brasil, quando marcou 24 gols em 51 jogos pelo Vasco em 2019. Também demorou o mesmo número de partidas que o ídolo Fred para marcar 25 gols. Além disso, o argentino já havia superado, na partida contra o Athletico Paranaense, também em Volta Redonda, o sérvio Petkovic para entrar no top10 dos maiores artilheiros estrangeiros da história tricolor, com 16.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Com 33 gols, Cano está empatado com o inglês Buchan e a apenas quatro do peruano Villalobos. O argentino tem atualmente uma média de 0,61 gols por jogo — ou seja seis a cada 10 partidas. Em outras palavras, se mantiver o aproveitamento, Cano ainda pode balançar as redes pelo menos mais 12 vezes até fim do ano. Assim, pode chegar até a sétima posição do ranking, hoje ocupado pelo compatriota Luís María Rongo.

Confira a lista completa:
- Welfare (Inglaterra) – 161 gols
- Russo (Afeganistão/Argentina) – 155 gols
- Doval (Argentina) – 70 gols
- Romerito (Paraguai) – 59 gols
- Conca (Argentina) – 56 gols
- Etchegaray (Argentina) – 51 gols
- Rongo (Argentina) – 37 gols
- Villalobos (Peru) – 33 gols
- Cano (Argentina) e Buchan (Inglaterra) – 29 gols
Quem é Victor Buchan, artilheiro alcançado por Germán Cano?
Fundado por ingleses, o Fluminense Football Club contou com muitos britânicos em seu elenco enquanto atuava nos primeiros anos. Entre eles, estava, por exemplo, o meia Victor Albert Buchan. O jogador, aliás, esteve na primeira partida da história do Campeonato Carioca e marcou um gol na maior goleada da história do Clássico Vovô — 8 a 0 para o Flu em 1906.

Contemporâneo aos ingleses Oscar Cox e o artilheiro Thomas Welfare — assim como o argentino Emile Etchegaray, sexto maior artilheiro estrangeiro da história do clube —, Buchan atuou pelo Flu entre os anos de 1905 e 1909. Além de estar na lista de maiores goleadores nascidos fora do país, o apoiador fez parte do único tetracampeonato carioca, entre 1906 e 1909.
ST