De artilheiro para artilheiro: Cano brilha na despedida de Fred e Flu bate o Ceará
Neste sábado (09/07), o Fluminense e o futebol brasileiro viveram um capítulo histórico. No Maracanã, em partida iniciada às 19h, o atacante Fred se despediu dos gramados. No confronto válido pela 16° rodada do Brasileirão, o Flu recebeu o Ceará e não decepcionou o enorme público presente para a despedida de seu eterno camisa 9. Nesse sentido, os comandados de Fernando Diniz saíram de campo com a vitória por 2×1 com gols de Germán Cano e Matheus Martins. Luiz Otávio diminuiu para o Ceará nos acréscimos da segunda etapa. Com o resultado, o Tricolor alcançou 27 pontos e se aproximou do líder Palmeiras.

Os onze iniciais
Embalado por quatro vitórias consecutivas, Fernando Diniz manteve a base vencedora dos últimos jogos com Nonato fazendo a volância junto de André e dois pontas de velocidade com Germán Cano no comando de ataque, municiados pelo maestro PH Ganso. Em sua partida de despedida, o ídolo Fred iniciou como suplente no banco. Confira, então, os onze iniciais do confronto diante do Ceará:
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram

Primeiro tempo
Em clima de festa, a bola rolou no Maracanã para a despedida de um dos maiores nomes da história do Fluminense e do futebol brasileiro. Como de costume para o time de Fernando Diniz, o Tricolor começo o confronto com muita posse de bola e procurando envolver a equipe adversária através da troca de passes. Nesse sentido, o Flu teve a primeira finalização a gol no jogo. Aos oito minutos, o garoto Matheus Martins recebeu passe de Caio Paulista dentro da área e arriscou com perigo ao gol do Ceará. Aos 11, o Time de Guerreiros esteve muito próximo de abrir o placar. Em bela jogada de trocas de passes, Arias encontrou Cano no meio da zaga em boa condição. Na sequência, o camisa 14 finalizou e exigiu uma grande defesa do goleiro João Ricardo. Apesar de um certo domínio Tricolor e das melhores chances para o time da casa, a primeira metade da etapa inicial se configurou como muito movimentada e de equilíbrio, com o Ceará exercendo bem sua estratégia. Aos 30 minutos de jogo o Ceará chegou com uma finalização perigosa pela primeira vez. Com liberdade e de longa distância, Bruno Pacheco arriscou e Fábio teve de fazer uma grande intervenção para evitar o gol adversário. Aos 38, a estrela do artilheiro brilhou e o Fluminense abriu o placar. Pela ponta direita, Caio Paulista partiu para cima de seu marcador e cruzou na cabeça de Germán Cano. O sucessor do ídolo Fred no posto de artilheiro marcou seu 10° gol no Brasileirão e colocou o Tricolor momentaneamente na 2° colocação.

Segundo tempo:
Mesmo com a vantagem no placar, o Fluminense não colocou o pé no acelerador e iniciou a segunda etapa jogando em cima do Ceará. A equipe visitante, por outro lado, seguiu na estratégia de buscar contra-ataques em velocidade. Nesse sentido, o Ceará chegou com perigo aos seis minutos. Em contra-ataque, Fábio foi exigido primeiro em batida cruzada de Iury Castilho e na sequência, em finalização de Vina. Ao melhor estilo Tiki-taka, o Fluminense ampliou o placar no Maracanã. Em jogada que passou por quase todos os jogadores do Tricolor, Cano recebeu passe em profundidade de Samuel Xavier, avançou e achou Matheus Martins no meio de dois. No complemento, o Moleque de Xerém finalizou para marcar o segundo do Flu e fazer a festa da torcida. Aos 23, Fábio novamente marcou presença para evitar o gol do Ceará. Vina dominou a bola com qualidade na entrada da área e exigiu grande defesa do veterano goleiro Tricolor, em finalização que ainda tocou no travessão antes de sair das quatro linhas. Aos 32 minutos, o Maracanã foi palco de um momento histórico. Isso porque foi a vez do atacante Fred entrar em campo pela última vez como jogador profissional. O eterno 9 Tricolor entrou no lugar do argentino Germán Cano e levantou a torcida. Aos 35, Fábio voltou a ser exigido e colocou seu nome entre os destaques da partidas. O goleiro fez uma grande defesa em finalização de Iury Alberto. Na reta final os comandados de Fernando Diniz permaneceram no ataque em busca de ampliar a vantagem e quem sabe, ter o último gol de Fred. No entanto, o Ceará foi quem chegou ao gol. Luiz Otávio aproveitou sobra na área aos 47 minutos e diminuiu. Apesar do gol, o Flu manteve a vantagem e confirmou os três pontos. Nesse sentido, uma das histórias mais belas da história do futebol brasileiro chegou teve seu fim com a despedida de Fred dos gramados.

O próximo desafio dos comandados de Fernando Diniz será na terça-feira, pelo jogo de volta das oitavas de finais da Copa do Brasil. No Mineirão, o Tricolor encara o Cruzeiro, às 21h. O Flu venceu o primeiro jogo por 2×1 e defende a vantagem fora de casa, podendo sair de campo com a classificação em caso de empate. Cabe ressaltar que a competição não contabiliza gol fora de casa como critério de desempate.
ST